Resumo da semana: Confira as ações desenvolvidas pelo Sindiserv entre os dias 13 e 17 de julho

O Sindicato os Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) manteve uma agenda intensa de atividades, mesmo durante a determinação de bandeira vermelha na região pelo Governo do Estado. O atendimento é realizado presencialmente na sede social, mediante agendamento*, pelos canais digitais (whatsApp, messenger, direct, e-mail) e pelo telefone 3228.1160. Confira as principais atividades realizadas entre os dias 13 e 17 de julho.

* Ao chegar na sede social, aperte o número 4 no interfone. Na entrada você encontrará um tapete para assepsia dos calçados e um tótem de álcool em gel com acionamento sem a necessidade de utilizar as mãos. A segurança do servidor é nossa principal preocupação neste momento.

Segunda-feira (13/07)

• A intensidade das chuvas provocou estragos em postos de trabalho dos servidores, em especial UBSs. Veja AQUI as ações do Sindiserv.
  • Visitas aos postos de trabalho.
  • Direção realiza reunião on-line para debater agenda de atividades.
  • Presidente do Sindiserv, Silvana Piroli  realiza LIVE sobre o FAPS e IPAM Saúde com a presença do presidente do IPAM, Flávio Carvalho, a diretora de serviços de saúde, Eliane Sene, o diretor de benefícios previdenciários, Gustavo Machado e o diretor financeiro do FAPS, Vinicius Bacichetto. Veja AQUI.

Terça-feira (14/07)

• Visitas aos postos de trabalho.
  • O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) adere à campanha promovida pela CUT-RS, federações e sindicatos filiados por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e testagem para covid-19 aos trabalhadores e às trabalhadoras de Saúde no Rio Grande do Sul. AQUI
  • Campanha Rede de Vizinhos e Vizinhas contra a violência tem apoio do Sindiserv. AQUI
  • Iniciam as obras de revitalização do acesso à parte inferior da antiga sede dos Servidores.
  • Obras do novo quiosque com churrasqueiras na sede campestre em estágio acelerado.
  • Aquisição de parque infantil e academia ao ar livre para sede campestre.
  • Sindiserv participa de reunião reunião de planejamento das ações do Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE Municipal), o qual foi regulamentado pela Prefeitura de Caxias do Sul, no Decreto Municipal nº 21.042, de 02 de julho de 2020, objetivando a articulação da ação governamental para acompanhamento e definição de estratégias de enfrentamento da pandemia da Covid-19.Na ocasião, participaram a diretora geral da Smed, Gláucia Gomes, e membros representativos dos segmentos integrantes do COE Municipal: Secretaria Municipal de Educação (Fabiana Cemim Silveira); Conselho Municipal de Educação (Alvoni Dos Passos); Conselho dos Círculos de Pais e Mestres (Gilmar Ferreira Santos); Sindicato das Instituições Pré Escolares Particulares de Caxias do Sul- Sinpré (Miriam Veadrigo Boschetti); Representante das Instituições de Ensino Superior, sediadas em Caxias do Sul (Gustavo Fantoni (Faculdade Ideu); Sindicato dos Servidores Municipais – Sindiserv (Silvana Piroli), discutiram a organização e a sistematização dos Planos de Contingência para a prevenção, monitoramento e controle da pandemia em cada instituição de ensino, atendendo as diretrizes da Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS Nº01/2020, de 08 de junho de 2020.Quarta-feira (15/07)
  • Visitas aos postos de trabalho e reunião com setor de drenagem. Conforme o diretor de relações com o trabalho, Diames Rogério de Souza, o encontro visou acompanhar os procedimentos efetuados após o comunicado de infecção por Coronavírus (Covid-19) de um dos servidores deste local. Entre os encaminhamentos,  o afastamento por um período de até 7 dias das pessoas que estiveram em contato direto com o servidor.
  • Acompanhamento das ações da Guarda Municipal e solicitação de interrupção imediata dos treinamentos presenciais. Encaminhamento já havia sido solicitado em 6 de maio e não havia sido acatado pela direção da GM.

Quinta-feira (16/07)

• A reunião do Conselho do Magistério do Sindiserv, realizada nesta quinta-feira (16/07), contou com a participação da técnica do DIEESE, Anelise Manganelli para abordar os principais aspectos da necessidade de votação pelo FUNDEB. O encontro, conduzido pela presidente do Sindicato, Silvana Piroli, a diretora de educação, Rita Casiraghi Moschem e a diretora de saúde, Karina Santos, reuniu cerca de 70 representantes pela plataforma Zoom. Além do tema FUNDEB, que possui um importante papel na redução da desigualdade de recursos nas redes públicas de ensino, foram também debatidos assuntos como a LC 173/2020, que aumenta a verba para União, Estados e Municípios para enfrentamento da crise provocada pelo Coronavírus (Covid-19) e em contrapartida congela benefícios dos servidores. Foi abordado também o aumento da alíquota (14%) de contribuição ao FAPS, fruto da Reforma da Previdência e especialmente sobre os cuidados com a saúde dos profissionais da educação. Acompanhe AQUI

– Visitas aos postos de trabalho.

Sexta-feira (17/07)

• Realização do Chá com Conversa Online, em formato de LIVE nas páginas do Sindiserv no Facebook e Youtube, com a mediação da diretora de comunicação, Claudia Detânico. A convidada desta quinzena foi a psicóloga e servidora Maria Marlene Faria, que abordou o tema “O que podemos fazer para melhorar a saúde mental?”. A LIVE pode ser acessada AQUI.
  • Presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, participa de audiência com Ministério Público do oTrabalho (MPT) sobre a necessidade de testes para profissionais da Saúde com representantes da CUT/RS.

Sábado (18/08)

• Artigo sobre a situação do trabalhador em tempos de pandemia é publicado no jornal Pioneiro. Veja AQUI

(Créditos das imagens: Fotos na EMEF Papa João XXIII  Indianara Godoi,  Sandra Marques e Cristiano Cardoso)