Dinah Rodrigues palestra sobre Sono, Mulheres e Yogaterapia no Sindiserv
A criadora do método Yogaterapia Hormonal estará em Caxias do Sul através do projeto Trajetórias e Travessias/PICS-Fiocruz

Dinha Rodrigues – Foto Adéla Bavlšiková
O evento Sono, Mulheres e Yogaterapia será realizado no dia 13 de outubro, às 17h, no auditório do Sindiserv, e traz pela primeira vez ao Sul do país a criadora do método Yogaterapia Hormonal, Dinah Rodrigues.
- A entrada é gratuita, mediante inscrição por meio deste formulário: https://tinyurl.com/yux644j9
Aos 98 anos, Dinah surpreende pela vitalidade, que ela declara ser fruto de seu método, já difundido em vários países. A professora tem livros traduzidos para o inglês, espanhol, francês, alemão, checo, polonês, holandês e islandês. Ela ainda coordena cursos à distância em diversas línguas com muitos alunos interessados na prática individual ou na formação para professores especializados na YTH.
O evento também contará com a presença da professora de yoga Ivete Pisani, 90, uma das pioneiras do yoga de Caxias do Sul, e da coordenadora do Projeto Trajetórias e Travessias, Lis Caberlon, 53, que falará sobre a iniciativa que tem oportunizado yogaterapia e reiki gratuitos nos bairros de Caxias do Sul.
O Sindiserv apoia o evento Sono, Mulheres e Yogaterapia, uma realização do projeto Trajetórias e Travessias/PICS-Fiocruz, com apoio também da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Rede de Mídias Nosso Bem Estar.
A organização do evento sugere a doação de leite, em pó ou em caixa, que será destinado ao Lar da Velhice São Francisco de Assis.
Tema sintonizado com o momento
“A temática escolhida para o evento Sono, Mulheres e Yogaterapia está em sintonia com as pautas sociais do mês”, destaca Lis Caberlon, citando o Outubro Rosa, o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro) e o Dia Mundial da Menopausa (18 de outubro). Conforme Lis, que também é professora de Yogaterapia Hormonal, o tema também está relacionado às necessidades do público atendido pelo Projeto Trajetórias e Travessias, em sua maioria mulheres acima dos 50 anos. “A anamnese inicial que realizamos apresentou índice elevado de insônia”, explica.
Outra questão é o aumento da população idosa, que exige mais preparo da sociedade e das políticas públicas para possibilitar a qualidade de vida na velhice. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2000 a 2023, a proporção de idosos (60 anos ou mais) na população brasileira quase duplicou, subindo de 8,7% para 15,6%. Em 2070, cerca de 37,8% dos habitantes do país serão idosos.
Benefícios comprovados
O benefício do yoga em casos de insônia na menopausa é objeto de pesquisas científicas. Um estudo randomizado e controlado destacou a eficácia de uma sequência específica de técnicas do Yoga para melhorar os sintomas de insônia, a qualidade do sono e os sintomas da menopausa em mulheres na pós-menopausa com diagnóstico de insônia.
Sobre Dinah Rodrigues:
Dinah Rodrigues, 98 anos, paulista, criadora do método Yogaterapia Hormonal, escritora, palestrante, viajou para muitos países divulgando seus livros e formando professoras de Yogaterapia Hormonal.
Formou-se em Filosofia e Psicologia pela Universidade de São Paulo – Brasil. É membro integral da Associação Internacional dos Professores de Yoga do Brasil (IYTA) e membro honorário como consultora do Conselho Mundial de Yogaterapia (IFY), da Índia. Possui uma vasta e sólida produção intelectual-prática sobre o tema hormônio e yoga, com vários livros publicados no Brasil e em muitos outros países.
Participou de várias reportagens e programas de televisão sobre os benefícios do yoga para a saúde de mulheres em menopausa, entre eles o Saia Justa, com a apresentadora Astrid Fontenelle.
Mais informações: www.dinahrodrigues.com.br
Sobre Ivete Pisani:
Uma das pioneiras do Yoga em Caxias do Sul nos anos de 1970, criou a escola Centro Mundo Yoga e ministrou aulas até os 80 anos. Atualmente com 90 anos, seu legado de yoga segue através da filha Eve Pisani, também professora de yoga.
Sobre Lis Caberlon:
Coordenadora local do Projeto Trajetórias e Travessias, PICS-Fiocruz, é professora de yogaterapia hormonal. Com 53 anos, Lis também tem formação em yoga clássica.
Resuminho:
Evento: Sono, Mulheres e Yogaterapia – Palestra com Dinah Rodrigues, 98 anos, yogaterapeuta hormonal e professora, em atenção a todas as pautas relacionadas ao mês de outubro – participação de Ivete Pisani e Lis Caberlon.
Data: 13 de outubro de 2025 – Segunda-feira
Horário: 17h
Local: Auditório do Sindiserv – Rua Carlos Giesen, 1217 – bairro Exposição, em Caxias do Sul
Acesso: Entrada gratuita mediante inscrição por meio do link: https://tinyurl.com/yux644j9
– As participantes são convidadas a doar leite em pó ou em caixa para o Lar da Velhice.
Realização: Projeto Trajetórias e Travessias PICS-Fiocruz
Apoios: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Rede de Mídias Nosso Bem Estar.