Sindiserv promove primeiro cine debate do ano

Mulheres que enfrentaram seus limites pela causa feminista e desafiaram o Estado extremamente opressor é tema do cine debate desse mês

No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa.

Esse é o cenário que servirá como pano de fundo para o primeiro Cine Debate do ano, promovido pelo Sindiserv, que acontecerá no dia 20 de março no auditório da entidade às 19h. O filme, As Sufragistas, escolhido pela equipe de formação está em sintonia com o mês de luta das mulheres. De acordo com a Diretora de formação do Sindiserv, Roselaine Frigeri, as mulheres têm sido as primeiras a sofrer com as mudanças que estão sendo vislumbradas na conjuntura do país, especialmente a reforma trabalhista e previdenciária.

“O eixo do 08 de março desse ano traz a questão da democracia como um ponto chave da luta atual. Já não vivemos um estado democrático de direito. Os princípios básicos do direito estão ameaçados, assim como as leis”, reitera Roselaine.

A debatedora convidada é a advogada, professora de história e militante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Roselaine Frigeri. “É de extrema importância, no momento que estamos vivendo, discutir o papel da mulher na sociedade. Resgatar a luta das mulheres por direitos, entre eles o direito ao voto, é resgatar o nosso papel na sociedade, na escolhas dos nossos destinos e no enfrentamento à sociedade patriarcal, é reafirmar a importância da democracia”, comenta.

Os cines-debates serão realizados bimestralmente, sempre contemplando alguma temática referente à questões de formação social, política e cultural.  Os próximos filmes a serem exibidos são: Daens, um grito de justiça (16/05), O quarto poder (12/07), No (17/09) e Machuca (13/11).

Ficha técnica

Título: Suffragette (Original)