COMDIM promove Noite das Minas, das Manas e das Monas

 

O Conselho Municipal de Direitos da Mulher (COMDIM) promove nesta quinta-feira, 25 de março, a “Noite das Minas, das Manas e das Monas”, com intervenções artísticas e bate-papo com mulheres que possuem atuação expressiva no movimento feminino, social e político na Região. A coordenadora geral do COMDIM, Thaís Alves Ghenês, explica que o evento foi pensado em conjunto com as 18 entidades que compõem o Conselho, com o objetivo de fazer um encerramento das ações dedicadas às mulheres no mês de março.

A atividade será uma espécie de live show e contará com apresentações das artistas: Bianca Poletto, Márcie Vieira, Carla Vanez e Tefa Polidoro (minibio abaixo). “Pensamos em fazer uma atividade um pouco diferente neste ano. Nossa proposta é mostrar que todas nós, nas diferentes formas de pensar e agir, somos protagonistas das mudanças que precisam ser feitas. E, neste processo de transformação, a arte também ocupa um lugar importante, assim como as mulheres artistas”, ressalta Thaís que fará a condução do programa.

A diretora do Sindiserv, Claudia Detânico Calloni, acredita na importância do papel da mulher na construção de uma sociedade melhor, justa e igualitária. “Temos que estar em todos os espaços que discutam, falem e proponham ações que possam vir a valorizar e resgatar o feminino”, assinala.

Também idealizadora da ação, a advogada Mônica Montanari será responsável pela abertura do programa.

Agende-se:
Data: 25/03 (quinta-feira)
Horário: 19h – 21h
Conteúdo: Intervenções com artistas locais

Transmissões nas páginas do Facebook: Sindiserv, Coletivo de Comunicação Alternativa, Movimentos Sociais e dos Trabalhadores.

Bianca Poletto, cursa Design na Universidade de Caxias do Sul, é bailarina de danças urbanas desde 2007, professora de dança desde 2014 e militante no Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro desde 2019. No seu trabalho com a dança busca trazer referências históricas, abordagens sociais e um teor essencialmente político.

Márcie Vieira, mulher trans e travesti, atua com arte e educação. Graduada em Dança e Pedagogia. Especialista em Metodologias do Ensino de Arte e, atualmente, finalizando a pós-graduação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Escritora do livro/antologia “ESCREVIVÊNCIAS – CUSturas Poéticas” (Editora Monstra | Casa1). Produtora e artista no audiovisual “Performatividades Dissidentes” (Aldir Blanc | Caxias do Sul). Diretora do monólogo “[Em]2” (FAC Digital | RS). Voluntária na Ong Construindo Igualdade (Caxias do Sul).

Carla Vanez, diretora, atriz, produtora, professora de Teatro e Dança. Registro Profissional (DRT): 12059; Graduada no curso Tecnólogo em Dança pela UCS- Universidade de Caxias do Sul. Formada em Dança Afro/ 2017 – pelo Teatro do Encontro/ Daniel Amaro. Militante em movimentos afro-culturais. Sócia/fundadora atuante do grupo teatral Cia Uerê! desde 2007, atuando e produzindo espetáculos, performances e eventos. Além de participar como palhaça, coordenadora e produtora do grupo Médicos do Sorriso desde 2005. Coordenadora da Dança e Coreografa do grupo de Maracatu Baque dos Bugres 2018 à 2020. Diretora Cênica do Bloco da Ovelha. Idealizadora do projeto SARAU FICA EM CASA.

Tefa Polidoro, atriz, diretora, professora e pesquisadora. Doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com pesquisa acerca do grotesco e processos criativos cênicos feministas. Mestra em Teatro pela mesma universidade, com investigações referentes à memória e processo criativo dramatúrgico feminista. Atualmente realiza teatropalestras com a personagem bufonesca Ternurinha, discutindo conceitos como “capitalismo”, “necropolitica”, “feminismos” e “democracia”. Dentre seus trabalhos mais relevantes estão “(E)terno”, “Due Lati della campana” e a teatropalestra “Nem uma a menos”, todas com dramaturgia própria e enfoque na discussão de gênero.

Mediação:

Thaís Alves Ghenês, psicóloga clínica e psicanalista em formação. Membra Praticante da TOPOS – Clínica de Psicanálise e Psiquiatria. Conselheira Coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), representando o Núcleo de Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS) – Subsede Serra.

X