Servidores debatem pautas comuns em reunião do Conselho da Saúde e Assistência

Os delegados das áreas da Saúde e Fundação de Assistência Social (FAS) participaram na tarde desta quinta-feira (10/08) da reunião do Conselho da Saúde e Assistência. O encontro ocorreu no mini auditório do Sindiserv e foi pontuado pelos temas sobre previdência, debate sobre a Conferência Nacional da Saúde, unificação do SUS e SUAS, necessidade de municipalização das UPAS e representatividade da classe trabalhadora.

O encontro iniciou com a fala do diretor de formação e apresentação do documentário “Se não fosse o SUS”, Cristiano Cardoso. Logo após, a diretora de saúde, Maria Lourdes Back de Lima, informou sobre as ações relacionadas ao Agosto Lilás – mês de combate a violência contra a mulher, além de relatar sobre a participação na Conferência Nacional de Saúde em Brasília (DF).

As terceirizações das UPAs e casas de acolhimento também foram alvo de debate por meio da fala da presidente do Sindiserv, Silvana Piroli. Ela chamou a atenção sobre a importância de municipalização das UPAs. “As tercerizações ou parcerias público privadas são para situações em que o governo não pode ou não tem interesse em conduzir, como aeroportos, por exemplo. Agora, para a área da saúde e assistência, nas quais precisa ter um controle pleno, dá brechas para relações de trabalho e atendimentos precarizados”, justifica.

O secretário-geral, Valderês Fernando Leite, destacou que as pautas do SUAS e do SUS são semelhantes em vários aspectos, especialmente em relação às terceirizações, além de tornar o Conselho Municipal de Assistência Social um espaço de debate paritário que tenha um número maior de trabalhadores inseridos na composição. “Nosso objetivo é formar uma mesa de negociação permanente com o Executivo e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que favoreça o capacitação e melhores condições de trabalho para os trabalhadores”, assinala.