Conselhos se reúnem no Sindiserv

 Conselhos se reúnem no Sindiserv

A manhã desta quarta-feira, 05, foi marcada por duas reuniões importantes na sede do Sindiserv. Uma delas contou com os Conselhos dos Profissionais de Educação onde foram debatidas as questões envolvendo os nonos anos e a reforma administrativa. Durante o encontro, diversos profissionais da educação reforçaram o descontentamento e a preocupação com a proposta de transferência das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal para a rede estadual, prevista para 2026.

Conforme a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a comunidade escolar será reunida na próxima semana para a discutir alternativas, sugestões e mobilizações para que se tenha uma educação pública de qualidade para todos. “A gente discutiu todas as problemáticas que envolvem a educação em Caxias, em especial as mudanças que estão ocorrendo, não só com os novos anos, mas fechamento de turmas, a questão da falta de transporte escolar para algumas regiões. Definimos que nós vamos buscar mais informações a respeito para discutir com o Executivo. A gente está preocupado porque no ano que vem a gente quer que o ano comece bem. E para começar bem, é preciso que a gente tenha não só vaga nas escolas, mas a tranquilidade das crianças poderem chegar, de poderem ter sua matrícula garantida e que as crianças possam também estudar o mais próximo da sua casa“, relatou.

Logo após, ocorreu a reunião do Conselho Deliberativo do Sindiserv onde foi discutida a reforma administrativa e apresentado o cálculo atuarial do IPAM. Também participaram do encontro o presidente do Ipam, Gustavo da Silva Machado e o Consultor Previdenciário e Atuarial, Lucas Azevedo Fonseca.

Segundo Silvana, a apresentação do cálculo atuarial do IPAM Saúde mostra a solidez do plano de saúde que atende a todos os servidores. “E uma coisa fundamental, para garantir o plano funcionando, é preciso que a gente tenha um fluxo de nomeações e é preciso, portanto, aumentar a base dos contribuintes e também que a gente possa ter uma recuperação salarial. Porque sempre que aumentam a base de contribuição, ou seja, você tem aumento de salário e você também melhora a questão do IPAM. Então tudo está muito interligado. A qualidade do serviço depende da valorização do servidor, mas também o IPAM Previdência e IPAM Saúde dependem do salário do servidor e dependem também das nomeações“, finalizou.

 

0 Shares

Relacionados