Pedagogia de Emergência é tema de reunião no Sindiserv

O Sindiserv lança na próxima quarta-feira, 18, uma campanha de combate à violência contra o servidor público em Caxias do Sul. A escalada da violência tem chamado a atenção do Sindicato que acompanha de perto a demanda e tem dado o suporte necessário aos servidores que enfrentam esse problema na cidade. O caso de maior gravidade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi no início de abril quando uma professora sofreu golpes de faca em sala de aula.
Entre uma série de atividades planejadas pelo sindicato está uma palestra com o Cofundador da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, Reinaldo Nascimento. O terapeuta social é educador físico, neuropsicopedagogo, pedagogo de emergência e pedagogo do trauma com especialização em violência sexualizada e violência escolar. Reinado também trabalha na formação de educadores no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguay, EUA, Alemanha, Espanha e Portugal, Quênia e Líbano. Entre outros países, ele já esteve no Quênia, nas Filipinas, Líbano, Faixa de Gaza, Iraque, Nepal, França, Equador, México, Colômbia, EUA, Moçambique, Turquia e no Havaí onde tem trabalhado o tema.
A conversa com Reinaldo Nascimento inicia às 13h30 da quarta-feira, 18, no auditório da entidade durante a reunião do Conselho Deliberativo da categoria.
Saiba mais:
Em outubro de 2011, a pedagogia de emergência chega ao Brasil: acontecem os primeiros seminários sobre a metodologia em Nova Friburgo (RJ) e em São Paulo (SP). O terapeuta social e educador físico Reinaldo Gianfelice Nascimento fez a tradução simultânea das palestras e, pouco tempo depois, recebeu um convite para participar de uma intervenção no Quênia. Percebendo a importância do tema para o Brasil, decidiu organizar um segundo seminário
Em 2012, Reinaldo Gianfelice Nascimento e outros profissionais interessados na pedagogia de emergência decidiram se unir para estruturar um grupo de atuação no país. Embora o Brasil não viva uma guerra declarada, milhões de crianças enfrentam diariamente todo tipo de abuso e lidam com as terríveis consequências de uma violência urbana que mata mais que o conflito sírio (a cada nove minutos, uma pessoa é assassinada no país, de acordo com recente estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública). Isso sem contar desastres ambientais provocados pelo homem, como o de Mariana (MG), que desestabilizam a vida de milhares de famílias anualmente.
Em julho de 2016, o grupo concluiu seu processo de formalização e deu origem à Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil. Atualmente o time brasileiro, inteiramente formado por voluntários, busca apoios e parcerias para atuar em novas frentes. Um dos objetivos é ter estrutura para realizar intervenções após grandes catástrofes no país.
Também existe o plano de criação de um centro de proteção à infância, onde possa ser realizado um trabalho constante e direcionado a crianças e jovens com trauma crônico. O grupo ainda pretende ampliar a formação direcionada a educadores e cuidadores que atuam com esse público, oferecendo cursos de especialização que auxiliem esses profissionais a se fortalecer psicologicamente para lidar com as duras histórias que chegam até eles todos os dias.
Foto: Friends of Waldorf Education/pedagogiadeemergencia.org