Confira como foi a reunião do Conselho do Magistério

Na manhã desta segunda-feira, 13 de junho, foi realizada a reunião do conselho deliberativo do Magistério, no auditório da entidade. A reunião foi conduzida pela presidente, Silvana Piroli e diretora de educação, Clarice de Freitas. O encontro versou sobre os impactos da Reforma da Previdência (EC 103/2019), Campanha Salarial 2022, Atendimento Educacional Especializado (AEE), reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED), registros pedagógicos e horário de abertura das escolas.

Reforma da previdência (EC 103/2019)

Silvana iniciou o encontro falando sobre os impactos da Reforma da previdência (EC103/2019), e a necessidade de manter a mobilização para reduzir os prejuízos que poderão afetar inclusive os servidores aposentados. Veja a apresentação AQUI.

Campanha salarial

Após fazer breve relato sobre o andamento das discussões em torno da Campanha Salarial 2022, entre Comissão e Executivo, Silvana sugeriu o dia 19 de agosto como o “Dia de Mobilização – com sugestão de vigília e paralisação parcial ou total nesta data, conforme a maioria de propostas enviadas pelos setores. “Sabemos que há margem para negociação e recomposição das perdas, inclusive com ganho real. É hora de virar o jogo”, assinalou.

AEE

Sobre os critérios para ingressar no Atendimento Educacional Especializado (AEE), envolvendo a LC 3.673/1991 e LC 540/2017, os presentes defendem o tempo de serviço como principal critério a ser observado.

Diálogo com SMED

A diretora de educação, Clarice de Freitas falou sobre a pesquisa de formação para servidores da educação, também sobre a dificuldade de retorno por parte da Smed em relação às situações apontadas. Silvana também destacou a fala com a titular da pasta em relação ao horário de abertura das escolas e estrutura física dos prédios, inclusive os locados para abrigar as escolas. Sobre estes assuntos será emitido um ofício para a secretaria buscando as soluções.