Magistério debate reforma administrativa, autonomia das escolas, calendário e ações contra o Covid-19 em reunião do Conselho

Assuntos estiveram na pauta do Conselho

A reunião do Conselho do Magistério do Sindiserv, realizada na manhã desta quinta-feira (10/09), contabilizou a presença de cerca de 60 representantes da categoria para tratar de temas muito importantes que envolvem o conjunto de servidores como a reforma administrativa e assuntos específicos que dizem respeito às investidas dos governos Estadual e Municipal no retorno às aulas presenciais. O encontro foi conduzido pela presidente, Silvana Piroli, a vice diretora, Rita Casiraghi Moschen e a diretora, Karina Santos.

Autonomia das escolas

O primeiro tema debatido na reunião foi um relato da  integrante do Conselho e presidente da Comissão dos Diretores das Escolas Municipais de Caxias do Sul, Cristiane Padilha, sobre a imposição da Secretaria Municipal de Educação (SMED) para que sejam feitas as recuperações de aulas durante os sábados. “Cada escola fez um planejamento dos estudos. Não aceitamos que as decisões sejam verticalizadas neste momento em que tudo já foi acordado entre cada equipe”, salientou. Como encaminhamento será redigido um documento, assinado pelo Sindiserv, Comissão dos Diretores e Conselho Municipal de Educação denunciando que o acordo de autonomia firmado ainda em abril não está sendo respeitado.

Calendário Escolar

A discussão sobre o calendário escolar (prazos e finalização do ano letivo 2020) também entrou no debate. O Sindicato defende que não há condições para retorno presencial. Apesar das incertezas, o Sindiserv defende que, dentro da autonomia de cada escola, seja organizado o calendário prevendo o fim do ano letivo em dezembro de 2020 e as escolhas de turmas para 2021 sejam feitas ainda neste ano. “Estamos vivendo tempos de incertezas, não sabemos como será o retorno das aulas presenciais, mas não aceitamos que seja feito sem a certeza da adoção de protocolos muito concisos e claros e a garantia de testes por parte do poder público”, destacou, Silvana.

Pesquisa sobre o trabalho dos docentes em tempos de pandemia

O Sindiserv decidiu ampliar o prazo até 30 de setembro para participação da pesquisa sobre o trabalho dos docentes da rede municipal em tempos de pandemia. O objetivo do questionário é reunir informações que sirvam de base para pleitear soluções junto ao Executivo para as principais demandas dos professores. O questionário pode ser acessado AQUI

Reforma Administrativa (Estado)

Silvana Piroli apresentou os principais pontos da reforma administrativa apresentada pelo governo Bolsonaro, que visam extinguir com o serviço público, afetando o atendimento de toda a população e não apenas prejudicará os novos servidores, mas também os atuais e os aposentados. Confira AQUI, os pontos da reforma. Neste LINK você também pode acompanhar a apresentação realizada pela Silvana.

Coronavírus (Covid-19)

A diretora de Saúde, Karina Santos, explicou as ações que devem ser seguidas em caso de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). O protocolo pode ser acompanhado AQUI!

Contribuição de parcelas temporárias ao FAPS

Quem perdeu as reuniões para tirar dúvidas sobre a contribuição das parcelas temporárias ao FAPS terá novas oportunidades nos dias 11, 15 e 21 de setembro, sempre às 18h30, pela plataforma zoom. Os esclarecimentos são organizadas pelo Sindiserv sempre com a participação de representantes do IPAM/FAPS.

Confira:

Dias 11, 15 e 21 de setembro, às 18h30.

Acesse pelo link: https://zoom.us/j/96642613368

Atualização Cadastral

Não esqueça de fazer a atualização cadastral e convidar também os colegas para fazê-lo. É simples e rápido e pode ser feito por AQUI

ENCAMINHAMENTOS:

Diante da necessidade de ações rápidas para barrar a reforma administrativa, a categoria aprovou uma série de ações que deverão ser adotadas por toda a categoria.

1- A entidade já iniciou uma campanha de valorização do servidor público que deverá ganhar fôlego nos próximos dias pelos meios virtuais e físicos. A intenção é fazer com que a população entenda que sem estes profissionais, ficará desassistida por completo, justamente neste momento em que os trabalhadores do serviço público se mostram essenciais.

2- O Sindiserv fará uma live no próximo dia 14 de setembro, às 18h30, com a mediação da presidente, Silvana Piroli e a participação da técnica do DIEESE, Anelise Manganelli e da presidente do CPERS -RS, Helenir Aguiar Schürer, que será veiculada na página do Sindiserv no Facebook e no canal do YouTube.

3- DIA 30 DE SETEMBRO! ESTÁ PROGRAMADO PARA SER UM DIA DE LUTAS EM TODO O BRASIL EM DEFESA DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO, SOBERANO, SEM REFORMA ADMINISTRATIVA E COM RESPEITO AOS SERVIDORES E À POPULAÇÃO. 

4 – Pressão sobre deputados e senadores contra a reforma administrativa, por meio de WHATSAPP ou e-mail, da mesma forma que foi realizado pelo FUNDEB.

5 – Conversar com os candidatos à prefeito e vereador sobre o que pensam sobre a reforma. Está na hora de dar o retorno nas urnas aos que são contra o serviço público e à população.

PRECISAMOS ESTAR ALERTA E CONVERSARMOS COM OS COLEGAS E FAMILIARES DE ALUNOS SOBRE ESSA REFORMA DEVASTADORA!

 

X