Reforma Administrativa: uma vitória para a nossa categoria

Sem força política, com muita pressão, a Reforma Administrativa (PEC32) saiu da pauta de votação em 2021. A luta será mantida em 2022. O Sindiserv esteve em Brasília durante três, das 14 semanas de vigília contra a PEC 32, além de realizar diversas ações contra a PEC, como seminários, materiais impressos, outdoors, gibi e a grandiosa paralisação em 18 de agosto.

Diante da pressão e da unidade da luta dos servidores, sindicatos, centrais sindicais e das entidades representativas dos servidores municipais, estaduais e federais contra a PEC 32, de acordo com informações da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, foram 229 votos, 79 a menos que o mínimo preciso para aprovar a matéria no Plenário da Casa.

Unidade e força

A vitória da unidade dos trabalhadores das três esferas do serviço público foi comemorada a nesta quarta-feira (15), no Anexo II da Câmara, em Brasília, onde os servidores estiveram em vigília durante 14 semanas para pressionar os parlamentares a dizerem NÃO à Reforma Administrativa de Bolsonaro. O Sindiserv participou de três semanas de protestos, com atos públicos nos aeroportos, nos escritórios e nas residências dos parlamentares. Às vésperas de um ano eleitoral e diante da palavra de ordem “se votar, não volta”, pelo menos 233 deputados, inclusive muitos de partidos conservadores, declararam abertamente voto contrário à matéria. Outros 51 se disseram indecisos.

Foi uma luta com emoção

Para a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, as mobilizações fizeram toda diferença na luta contra à PEC32:  “2021 foi um ano de muita luta contra a reforma administrativa. Nossas ações foram intensas e articuladas, promovemos seminários, reuniões, materiais impressos, entre eles o gibi da Família Silva que sintetizou um pouco da maldade que está por trás da PEC 32. Estivemos na mídia por meio de reportagens, na TV, nas rádios, outdoors e em muitos materiais explicativos. Foi uma bela união entre os servidores das três esferas. Estivemos em Brasília (DF) participando dos atos e pressão nos aeroportos, nos gabinetes dos deputados e em frente ao Anexo II da Câmara. Este resultado é fruto de muita pressão e mostra o quão importante é manter a união. Seguimos a luta em 2022”, ressalta.

Um pouco de esperança

A presidenta da Confetam/CUT enfatizou que enterrar a reforma de Bolsonaro e Guedes revela a força dos trabalhadores do serviço público e traz ânimo novo à luta dos servidores contra a privatização do Estado brasileiro. “Derrotar a PEC 32 é colocar um pouco de esperança na vida das pessoas que tanto precisam do serviço público. E a gente tem que comemorar, sim, a nossa unidade, a unidade das três esferas do setor público, a unidade das centrais sindicais. Terminamos o ano de 2021 com essa importante vitória e a certeza de que só a luta faz a lei”, celebrou Jucélia Vargas.