Formação sobre desafios sindicais marcam reunião do Conselho do Magistério

A classe de professores tem como caraterística a politização e o aprendizado constante. Na tarde desta quinta-feira (17/05), durante a reunião do Conselho do Magistério do SINDISERV, o professor Lucas Taufer, trouxe informações e questionamentos que reforçaram ainda mais este conceito. A explanação sobre os “Desafios Atuais dos Sindicatos”, recebeu diversos questionamentos sobre a necessidade de manter a resistência, a união da classe trabalhadora e, principalmente estabelecer o diálogo sobre o futuro dos direitos adquiridos nos postos de trabalho.
Taufer, que é mestrando Administração e atua como professor de Pós-Graduação na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), reforça a teoria de que o excesso de trabalho provocado pela reforma das Leis Trabalhistas, remonta o período da escravidão. E faz uma provocação: “Quem de vocês ao chegar em casa, após mais de 8 horas de trabalho continua resolvendo coisas relacionadas a ele?”, indaga.
Quando ao papel do Sindicato, pondera sobre resistência aos ataques e a formação de consciência crítica para não ceder à submissão.

Campanha Salarial 2018
As reivindicações da Campanha Salarial 2018, foram expostas pela presidente da entidade, Silvana Piroli, através de um breve resgate do início da Campanha em 28 de março até a situação atual, salientando que os avanços só serão possíveis com a participação de todos os servidores. “A Assembleia continua em aberto. Teremos uma reunião no dia 22 de maio, onde esperamos que haja o entendimento das nossas necessidades por parte do Executivo”, observa.

Eleições para Conselho do FAPS
O diretor de Cultura, Rodrigo Varreira, apresentou os candidatos às eleições para Conselho Fiscal e Deliberativo do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS). As votações acontecem nos dias 05 e 06 de junho, das 9h às 17h.

Congresso do Povo
Retornar à base, construir melhorias através das demandas da população, ouvindo-a é a proposta do Congresso do Povo que iniciou em fevereiro deste ano e terá o primeiro seminário local em 09 de junho. Conforme a diretora de Educação, Rita Casiraghi, a ideia é ouvir os setores da sociedade que não estão organizados. “O Congresso chega para formar e ampliar a consciência social”, assinala. Interessados em participar poderão entrar em contato pelo fone: 3228.1160 e informar os dados cadastrais.

Retornos dos ofícios enviados à SMED
Após a regra estipulada pela Prefeitura Municipal, em março, que os encaminhamentos aos secretários sejam realizados por ofício e enviados à Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SRHL). Os retornos dos ofícios encaminhados pelo Sindicato para atender às reivindicações do magistério foram debatidos e, após a conversa com os servidores, novas solicitações deverão ser encaminhadas à SRHL.

Aviso à categoria: – Reunião do Conselho Deliberativo, dia 29/05 às 8h30, no Auditório da Entidade.