Proposta de emenda que restringia eleição das equipes diretivas é rejeitada

 Proposta de emenda que restringia eleição das equipes diretivas é rejeitada

Atualizado em 26/05/2023

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), por meio da presidente, Silvana Piroli, da diretora de educação, Clarice de Freitas e a diretora de saúde, Maria Lourdes Back de lima, acompanhou na manhã desta quinta-feira (8/09), a 219ª Sessão da Câmara de Vereadores que, dentre outro assuntos, tratou da proposta de emenda ao PL 108/2022, que estabelece o regramento da eleição para equipes diretivas das escolas municipais.

A emenda proposta pelo vereador Maurício Scalco previa a obrigatoriedade de formação no curso de pedagogia ou pós-graduação na área para exercer a função. A proposta foi rejeitada pela maioria dos legisladores.

Conforme Silvana, o resultado da votação está alinhado com as diretrizes democráticas que regem o serviço público. “Quando um dos critérios para ocupar o cargo é ter cursado pedagogia, restringimos muito o acesso. Entendemos que todos são habilitados conforme as exigências do concurso e, até hoje, foram raros os problemas durante as eleições das equipes diretivas. Neste caso, interpretamos que o conhecimento da realidade da comunidade na qual a escola está inserida é um dos principais pontos a ser contabilizado”, salienta.

A presidente formalizou ainda a vontade de que a Prefeitura faça um bom curso aos profissionais interessados nos cargos e que o processo seja democrático e, tão logo seja formatada a comissão paritária que auxiliará nos critérios de avaliações, os diretores de escola possam estar representados.

Foto: Bianca Prezzi

 

0 Shares

Relacionados