TRÊS PERGUNTAS: Maria Lourdes Back de Lima, Diretora de Saúde

 TRÊS PERGUNTAS: Maria Lourdes Back de Lima, Diretora de Saúde

A técnica em enfermagem Maria Lourdes Back de Lima é a Diretora de Saúde do Sindiserv. Ela nos fala sobre a posição do Sindicato em relação à saúde pública em Caxias do Sul.

Quais são as principais dificuldades da saúde pública em Caxias do Sul?

Maria Malu: Para sanar as dificuldades da Saúde pública de Caxias do Sul, entendo que deveriam ser implementadas algumas estratégias específicas. Os governos municipal, estadual e federal têm sua parcela de investimento na saúde pública. Precisamos que o Estado faça sua parte, já que não tem apoiado os municípios como deveria. A lei exige que o Estado invista o mínimo de 12% do orçamento na saúde, mas o repasse tem sido de 6% a 8%. Já o município investe uma parcela alta, pois acaba pagando a parte que o estado não paga, mas, na minha avaliação, de forma errada, investe a maior fatia na media e alta complexidade (hospitais e Upas). Entendo que o maior investimento deveria ser no fortalecimento da atenção primária, ou seja, na prevenção. Já o Governo Federal tem feito a sua parte através de vários programas, ações essas que e o município precisa se apropriar e aderir.

Como o Sindiserv pode auxiliar na melhoria dos atendimentos na saúde pública caxiense?

Maria Malu: No sindicato entendemos que a atenção primária deveria ser prioridade. Temos o compromisso de trabalhar para que se melhore o serviço público. Lutamos para melhorar as condições de trabalho e melhorando as condições de trabalho, os benefícios vem para a população em geral.

Com o aumento da população e do número de atendimentos, qual a sugestão do Sindiserv para a prestação de um serviço de qualidade e universal na área da saúde na cidade?

Maria Malu: Penso que a atenção primária deveria ter mais atenção por parte do município, assim como o aumento no investimento em infraestrutura, recursos humanos, formação permanente, capacitação dos profissionais de saúde, melhoria nas condições de trabalho e valorização dos profissionais. O Sindiserv trabalha muito para que os servidores tenham salários dignos, equipamentos adequados para o exercício da profissão e investimento em programas de prevenção. Defendemos também, que na média complexidade se acabe com as terceirizações. Entendemos que haja a necessidade de implementar sistemas de gestão eficientes e transparentes. Um dos objetivos do sindicato também é envolver cada vez mais a comunidade nas decisões sobre saúde pública. Caxias do Sul possui 48 unidades básicas de saúde que oferecem serviços de saúde pública. É importante garantir que essas ubs’s estejam equipadas e tenham o número adequado de profissionais. Defendemos que a implementação dessas e outras estratégias pode ajudar a melhorar os atendimentos da saúde pública em Caxias do Sul, além de garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde com qualidade.

 

0 Shares

Relacionados