Seja voluntário(a) no serviço Família Acolhedora e transforme a vida de crianças e adolescentes

Nesta segunda-feira (13/02) a presidente do Sindiserv,  Silvana Piroli recebeu a coordenadora do Serviço Família Acolhedora (SFA), Ingrid Bays. A visita teve como objetivo apresentar a organização do acolhimento familiar no município.

Quem pode ser família acolhedora?

Homens e mulheres que não estejam cadastrados para adoção e que tenham desejo e tempo para acolher e cuidar da criança e adolescente por um tempo, sabendo que ele voltará para a sua família ou será adotado. Mas antes, é preciso passar por formação com profissional da área para entender mais sobre essa função.

Como funciona?

As famílias interessadas entram em contato com o serviço e iniciam o processo de habilitação, no qual há etapas de capacitação, análise documental, visitas domiciliares e entrevistas realizadas pela equipe do serviço. Se habilitada, a família será cadastrada e passará a acolher a criança, adolescente ou grupo de irmãos em sua residência, até que a criança possa retornar para a sua família de origem ou extensa ou então, seja encaminhada para o processo de adoção.

A família acolhedora contribui significativamente na vida da criança ou adolescente acolhido, já que oferece um espaço seguro e protetivo, com a possibilidade de convivência familiar, favorecendo assim o seu desenvolvimento físico, mental e social, em condições de afeto e dignidade.

É como uma adoção?

Não. A adoção é um procedimento definitivo é uma forma de ter filhos. Já o acolhimento é provisório e deve durar até um ano e meio. É um trabalho social que tem começo, meio e fim. Você recebe formação e acompanhamento para cuidar em sua casa uma criança ou adolescente por um tempo, no momento em que ele mais precisa, até que seja reintegrado à família de origem ou encaminhado para adoção.

E se eu me apegar?

Você vai se apegar e sentir saudades? Vai, mas é saudades boa, que vocês vão levar para sempre. Fazer parte da história da vida de uma criança ou adolescente transforma o medo de se apegar em amor – por saber ter sido fundamental durante esse período.

Critérios:

– Residir no município de Caxias do Sul/RS por pelo menos dois anos;

– Não estar cadastrado no Sistema Nacional de Adoção (SNA);

– Ter acima de 21 anos;

– Ter a concordância de todos os membros da família na participação;

– Não possuir antecedentes criminais, comprometimento psiquiátrico e dependência alcoolica ou de substância psicoativas;

– Possuir pelo menos um membro da família com renda comprovada;

– Permitir visitas técnicas em sua residência;

– Ter disponibilidade de tempo, tanto nos cuidados com a criança quanto com as demandas para acompanhamento da equipe do serviço.

Como participar?

Em Caxias do Sul, o Famílias Acolhedoras está localizado na Rua Os Dezoito do Forte, nº 422, Bairro Lourdes, em frente ao prédio da FAS. O atendimento é feito também pelo whatsapp: (54) 98425.0425 ou (54) 99198.6784 e nos endereços virtuais familiaacolhedora@fas.caxias.rs.gov.br e Instagram/Facebook @familiaacolhedoracaxiasdosul.