Sindiserv e cartunista caxiense criam jogo da Família Silva de valorização dos servidores públicos

O objetivo principal é fazer com que o servidor seja reconhecido nos mais diversos setores, as diferentes atribuições, papéis e formas de atendimento.

O trabalho desempenhado pelos servidores públicos é de extrema importância para tornar a vida do cidadão mais digna. Eles são os responsáveis por cuidar da saúde, educação, assistência social, segurança pública entre tantos outros serviços desempenhados, para o bom funcionamento da cidade.

A partir desta realidade, o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), desenvolveu um jogo de tabuleiro que propõe, de forma lúdica, demonstrar o quanto os servidores públicos estão presentes na vida das pessoas e como o desmonte e sucateamento desses serviços podem afetar diretamente no cotidiano delas.

Tendo como personagens a família Silva, os jogadores precisam percorrer um longo caminho, com uma série de imprevistos ou de bônus, dependendo da casa em que caírem: como por exemplo, avançar duas casas com uma sinaleira nova sendo instalada no bairro, ou retroceder, quando o sistema de abastecimento de água é vendido para uma empresa privada.

Conforme conta o Diretor de Comunicação do Sindiserv, Alvoni Adão Prux dos Passos, um dos idealizadores do jogo, a ideia surgiu a partir da constante necessidade de se comunicar para a sociedade acerca de quem é o servidor público. Ainda de acordo com ele, o jogo foi pensando em uma conversa interna no setor de comunicação, visando garantir que houvesse o máximo de assertividade, por isso se propôs o uso do jogo como peça/mídia, algo que fosse de encontro aos formatos tradicionais como panfleto, folderes.

“O objetivo principal é fazer com que o servidor seja reconhecido nos mais diversos setores, as diferentes atribuições, papéis e formas de atendimento que são parte das políticas públicas e setores importantes na implementação”, destaca Alvoni.

O processo de criação se deu no departamento de comunicação com trocas dentro da equipe diretiva sobre informações relevantes, impactos do serviço público na sociedade municipal e a importância do mesmo para a sociedade. Além do departamento e as trocas com alguns diretores, a comunicação, o cartunista Fredy Varela, foi o responsável pela criação dos personagens, colocando em prática, as ideias no papel, através dos questionamentos e proposta de apresentação do jogo.

O cartunista conta que o jogo de tabuleiro, é  resultado de outra parceria entre o Sindiserv e ele que criaram há dois anos atrás, o HQ da Família Silva, explicando o perigo da Reforma Administrativa. Este material foi amplamente repercutido e divulgado em todo o Brasil. Fredy destaca que a Família Silva está dando frutos e vem para mostrar o quanto o serviço público é fundamental.

“ É um jogo divertido, dinâmico, e pode ser jogado por toda a família. Tu conseguir criar coisas diferentes novas, com a linguagem do cartoon, do desenho, da imagem, é algo extremamente gratificante, principalmente porque a  linguagem não verbal alcança todos os públicos. Agradeço a confiança e a parceria a todos os envolvidos, isso só foi possível por meio da construção conjunta, de um  processo com idas e vindas, pensado com muito carinho para que ficasse alinhado com a ideia principal, que é a valorização do servidor”, finaliza Varela.

Para a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, o jogo é uma forma lúdica e educativa de ensinar e de reconhecer o quanto os servidores públicos são necessários para o bom funcionamento da sociedade.

“Muito se fala em funcionalismo público, em privatizações e reforma, mas pouco se conhece de fato sobre o trabalho e a dedicação do servidor público. Eles estão em todas as esferas da sociedade, seja na área da educação, saúde, lazer, segurança, e atuam de forma incansável para que os cidadãos tenham acesso de qualidade a esses serviços. É importante que todos possam conhecer e entender o quanto os servidores são necessários no dia-dia das pessoas,” enfatiza a presidente.

O jogo, que será distribuído com o jornal Sindiserv da edição deste mês, foi criado para diferentes faixas etárias, assim, serve como elemento de formação para crianças, uma forma de passatempo, uma forma de reflexão, uma inserção no mundo das políticas públicas. Aos adultos, o jogo também propõe através de sua dinamicidade, uma reflexão e raciocínio e função do serviço público.