Conselho Deliberativo do Sindiserv define estratégias e calendário para os próximos meses

Campanha Salarial, combate à PEC 32/2020 (reforma administrativa), Sede Campestre e ações para o último quadrimestre estiveram na pauta da reunião realizada no dia 9 de setembro, em formato online

Campanha Salarial

A administração municipal foi criticada pela ausência de retorno da solicitação de reunião para negociar os pontos da pauta da Campanha Salarial. Ao mesmo tempo em que nega a concessão da reposição inflacionária aos servidores, o executivo insere na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a criação de inúmeros cargos em comissão (CCs) e criação de verbas de representação.
Os conselheiros deliberaram pela continuidade e intensificação das mobilizações. Haverá novos atos em frente à prefeitura, visita aos vereadores e, no dia 14 de setembro, protestos com chamada para que os servidores compareçam ao trabalho vestindo a camiseta do sindicato, roupa preta ou um laço preto no braço.

Ato no Largo da Prefeitura dia 30/09

O Conselho Deliberativo pautou a agenda para o segundo semestre. Em destaque a mobilização do dia 30 de setembro que dá continuidade aos tradicionais protestos que vêm sendo realizados no último dia útil de cada mês ao longo deste ano como forma de externar a insatisfação diante do descaso da administração em relação à Campanha Salarial. Os servidores devem comparecer ao trabalho com roupa preta e participar de ato às 18h Largo da Prefeitura.
O conselho apontou ainda a necessidade de acompanhamento dos eventos públicos como forma de pressão dos servidores na busca de garantir a trimestralidade. Outra medida que ficou decidida é a pressão aos vereadores e uma Ação Judicial declaratória de direito em relação a este assunto. Até o momento as perdas somam 10% sem qualquer negociação por parte da prefeitura.

PEC 32, momentos derradeiros

Com a crítica situação conjuntural, episódios de cerceamento da liberdade de opinião e patrulhamento ideológico, a PEC 32/2020 vem para atacar os servidores e extinguir os serviços públicos, prejudicando toda a sociedade. Na semana de 13 a 17 de setembro, uma comitiva do Sindiserv viaja à Brasília para pressionar os deputados. Está prevista para esse período a votação da proposta na comissão especial da câmara. A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, alertou: “Não descartamos a possibilidade de uma nova greve geral para evitar a aprovação da PEC do desmonte dos serviços públicos. Manifestar-se no dia 14 e participar do ato em frente à prefeitura, às 18h do dia 30 de setembro, é fundamental nessa luta”.

Sede Campestre é aberta aos associados

O Diretor de Lazer do Sindiserv, João Ferreira, informou aos conselheiros que a sede campestre do Sindiserv está aberta aos associados desde o dia 4 de setembro. Para acessar o espaço é necessário agendamento, que pode ser feito presencialmente, na sede administrativa da entidade, ou pelo telefone (54) 3228-1160. Devem ser seguidos os protocolos aprovados pela autoridade sanitária (Leia aqui).

Agenda do último quadrimestre

A direção do sindicato apresentou a agenda de atividades para o último quadrimestre do ano com as principais atividades e ações a serem desenvolvidas:

– Diretoria de Diversidade: 22/09 – reunião do coletivo. De  20/11 a 10/12 – 21 dias de ativismo pelo fim da violência;

– Jornada de saúde do trabalhador – segunda quinzena de outubro;

– Campanha contra o assédio moral – primeira quinzena de dezembro;

– Construção de pesquisa direcionada à categoria;

– Semana do servidor aposentado – em outubro;

– Chá com conversa – mensal e online;

– Retorno das atividades do QualividA – mês de setembro;

– Congresso dos Servidores – mês de outubro;

– Turmas do Tô Ligado – outubro e novembro;

– Evento de abertura da sede campestre – 14/11 (dependendo das condições sanitárias);

– Campeonato de futebol 7 – vários finais de semana a serem definidos.

Entre os assuntos gerais foi apresentado o relato da reunião da direção do Sindiserv com a SMED (leia aqui) e sobre a participação do sindicato e servidores na Conferência Municipal de Saúde.