SindisNews abordará aposentadoria, saúde e direitos dos servidores

O programa desta segunda-feira (29), promete muita informação acerca do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS), mazelas da saúde em Caxias e no Estado, Campanha Salarial e repasse da trimestralidade e no momento de energia contra a Covid-19, a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli conversa sobre a técnica do Reiki. O programa inicia às 18h, com transmissão na página do Sindiserv no Facebook e no canal do YouTube.

Caos na saúde
O Brasil e agora, especialmente, o Rio Grande do Sul, são alvos de preocupação mundial devido à crise no sistema de saúde e o avanço da Covid-19. No último final de semana, o jornal New York Times divulgou uma matéria referindo a falta de políticas públicas e retratando um cenário desolador, a servidora pública e integrante da diretoria do Conselho Regional de Enfermagem-RS Coren-RS, Fernanda Luiza Borckhardt, faz um relato sobre o drama enfrentado pelos profissionais da saúde.

Faps
Como está a situação do Fundo de Aposentadoria, nosso FAPS? Na última sexta-feira, o Sindiserv esteve reunido com o atuário do Instituto, José Guilherme Fardin. Para falar como foi esse encontro e qual é a situação atual, vamos conversar com a presidente do FAPS, Rosângela Dalla Vecchia.

Campanha salarial 2021
O encontro com o Executivo para deliberações da pauta de reivindicações da categoria já tem data marcada. Será na próxima segunda-feira (5/04). O secretário-geral do Sindiserv, Valderês Fernando Leite faz uma reflexão sobre os principais pontos da pauta de reivindicações.

Reiki: a cura que vem das mãos
Reiki é uma terapia complementar que, aliada a métodos convencionais da medicina, pode contribuir no tratamento de distúrbios físicos e psicológicos. A imposição das mãos também passou a integrar o rol de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) oferecidas pelo Sistema Único de Saúde em março de 2018. A servidora e mestre em reiki, Adriane Concatto, fala um pouco sobre o método para recuperação de energia e saúde.