Sindiserv apresenta preocupação com o retorno das atividades escolares

Em documento anexo ao Ofício Circular número 005/2021, a Secretaria da Educação de Caxias do Sul – SMED, apresentou um planejamento referente ao retorno das atividades letivas em 2021, tão logo o documento se tornou público, o SINDISERV passou a analisar seu conteúdo e seus impactos na vida funcional dos servidores, bem como na organização do ensino público na cidade de Caxias do Sul.

Ainda na semana de posse da nova administração municipal, representantes do SINDISERV já haviam apresentado um conjunto de preocupações relacionadas à educação, às condições de trabalho dos professores e à organização das atividades letivas em pleno momento pandêmico.

No primeiro encontro mantido com as lideranças da Secretaria da Educação – SMED, o Sindicato externou preocupação com as condições de segurança, o acesso à vacina e sua previsão de ocorrência para os profissionais que atuam nas escolas visando evitar o contágio e a propagação da COVID-19, além do encaminhamento de todos os protocolos referentes à retomada do ensino presencial.

Diante das orientações de Estudos Monitorados durante parte do mês de fevereiro e a retomada da presencialidade a partir de 15 de março, conforme o documento orientador da SMED, o SINDISERV encaminhou agendamento de novo encontro com a SMED para aprofundar e esclarecer pontos das orientações da secretaria, em particular o detalhamento de como se dará a presença dos professores nos ambientes escolares e a real necessidade desta. Além disso, busca obter informações de todas as medidas de preservação da saúde nos ambientes das escolas relativos aos professores, estudantes e toda a comunidade escolar antes do início do retorno das atividades nos estabelecimentos públicos municipais de ensino em Caxias do Sul.