Sindiserv acompanha sessão em defesa das estatais

 Sindiserv acompanha sessão em defesa das estatais

Atualizado em 26/05/2023

Diretores do Sindiserv estiveram presentes na 370ª Sessão da Câmara de Vereadores defendendo a exigência de plebiscito para venda de estatais a exemplo do Banrisul

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 280/2019 foi o alvo da moção nº 24/2019 aprovada por unanimidade pelos vereadores, na sessão desta terça-feira (29/10). A PEC, de autoria do Deputado Estadual Sérgio Turra/PP, tramita na Assembleia Legislativa do estado e prevê o fim da exigência de consulta por plebiscito para venda de estatais como o Banrisul.

Para o diretor do Sindiserv, Valderês Fernando Leite a PEC é um retrocesso no sentido de entregar para a iniciativa privada um órgão público que é um exemplo de serviço e transparência, como o Banrisul.

Uma das autoras da moção, Denise Pessôa/PT destacou a importância do banco na vida dos gaúchos, pontuando que por ser estatal, não possui o lucro como prioridade, e sim, a regulação do mercado financeiro. Recordou que durante a campanha eleitoral, o então candidato Eduardo Leite se posicionava desfavorável às privatizações, a partir disso, questionou se o agora governador vai honrar seu compromisso.

Rafael Bueno/PDT chamou a atenção, que durante o pleito do ano passado, muitos bancários se iludiram nas promessas de Leite, mesmo assim, defende que agora o sindicato da categoria se mobilize nessa causa. Destacou que a bancada do PDT da Assembleia é contra a terceirização do banco. Edson da Rosa/MDB defendeu que a via democrática do plebiscito deve ser mantida.

No entendimento de Kiko Girardi/PSD, por ser um projeto da base aliada, o governador não deveria apoiar ou silenciar, mas manter sua posição de campanha. Adiló Didomenico/PTB também se demonstrou contrário à privatização do banco e ainda criticou os aumentos dos salários do presidente e diretores do Banrisul, aprovados pela Assembleia.

Segundo Felipe Gremelmaier/MDB, o Banrisul viabilizou investimentos em cultura e esporte, como patrocínios em feiras e eventos e em clubes de futebol, handebol, basquete e vôlei. Elói Frizzo/PSB lamentou que a situação esteja se encaminhando para a privatização do banco. Defendeu que o Banrisul é uma referência para o país. O socialista ainda disse que espera que a população compreenda que o neoliberalismo leva os direitos sociais ao fracasso.

Informações: Assessoria Câmara de Vereadores

Foto: Gabriela Bento Alves

 

0 Shares

Relacionados