Sindiserv apresenta programação comemorativa de seus 30 anos

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul – Sindiserv, apresentou para Imprensa e diretores na manhã desta quinta-feira, 22 de março, na sede social, o selo comemorativo e a programação de ações que marcam a passagem dos 30 anos da entidade.

A atual presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, que esteve à frente do Sindicato também em sua fundação em 1988, quando foi realizada a transição de Associação para Sindicato, relembrou fatos importantes de um período de luta e o sentimento de busca pela democracia. “Nestes 30 anos de história, nos posicionamos como uma entidade forte, construída para e pelo servidor. O selo mostra a força dessa união, contornada pela luta, resistência aos ataques governistas e avanços buscados constantemente”, salientou Silvana. A entidade é hoje, responsável pela representação de 10,7 mil servidores e celetistas, destes, 5,6 mil são associados.

Histórico
O início da articulação dos Servidores aconteceu em 04 de junho de 1957, com a instituição da Associação dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (ASM), transformada em Sindicato no dia 21 de dezembro de 1988, após promulgada a Constituição.  No período da ditadura militar, os encontros eram realizados nas residências dos servidores de forma velada.  A transição para Sindicato ocorreu em Assembleia Geral, com a unanimidade de votos dos servidores.  Muitas manifestações importantes foram realizadas nestes 30 anos, como greves que duraram até 30 dias e que garantiram direitos importantes como a implantação do 13º Salário (sendo o primeiro Sindicato no Brasil a conquistar este direito, servindo de exemplo para outras entidades). Além da criação do Estatuto do Servidor, do IPAM e IPAM Saúde, FAPS, política da trimestralidade, entre outros.

Ações comemorativas

• Campanha de Sindicalização
  • Seminário de Formação em Saúde, Educação, Assistência e Segurança
  • Relatos: Minha vida de Servidor