6º Congresso do Sindiserv estabelecerá diretrizes até 2020
Atualizado em 26/05/2023
O Sindicato dos Servidores Municipais convida os(as) associados(as) a participarem da 6º edição do Congresso do Sindiserv, que acontece no dia 23 de novembro, no auditório da entidade, com o objetivo de traçar o plano de lutas que nortearão as ações até 2020. O credenciamento antecipado e as propostas de lutas poderão ser encaminhadas até dia 20 de novembro para o e-mail sindiserv@sindiserv.com.br ou através da área de enquete no site sindiserv.com.br.
O início está previsto para às 18h, com o credenciamento dos participantes e café. Às 19h, o Departamento Intersindical de Estatística Estudos Econômicos (Dieese), por meio do diretor Ricardo Franzoi, fará uma análise da atual conjuntura econômica do município. Às 20h, haverá um debate sobre a pauta de lutas para o próximo período e a construção de uma carta de valorização do serviço público.
Orientações:
O quê? 6º Congresso do Sindiserv
Quando? 23 de novembro de 2017
Onde? Auditório do Sindiserv
Como? As propostas de lutas poderão ser enviadas para o e-mail sindiserv@sindiserv.com.br ou na área de enquete do site sindiserv.com.br, até dia 20 de novembro.
“O momento atual caracterizado por uma grave crise econômica internacional, atinge principalmente trabalhadores e trabalhadoras, os quais estão sendo constantemente atacados (as) em seus direitos. No Brasil essa crise, aliada à crise política, ganha contornos de perversidade: reforma trabalhista, terceirização do trabalho, redução de investimentos em políticas públicas, reforma da previdência, fim da estabilidade no serviço público. Isso demonstra que o compromisso do governo é com as elites rentistas. Uma vez que os recursos públicos não são mais suficientes para manter avanços sociais e o lucro das elites, o governo opta pelo ataque aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
Nós, servidores(as) públicos(as), não estamos isentos desses ataques, nossos direitos conquistados com lutas históricas estão ameaçados. Precisamos nos organizar e lutar conjuntamente com os (as) que reconhecem a gravidade do momento e a necessidade de resistência” (Mensagem da equipe organizadora do 6º Congresso do Sindiserv)
OBJETIVOS:
- Refletir sobre a conjuntura atual;
- Pensar possibilidades de ação organizada;
- Construir uma pauta de lutas com a categoria e com as demais entidades de trabalhadore/as e movimentos sociais;
Em defesa da democracia, dos direitos trabalhistas e previdenciários e na luta por avanços sociais, contra retrocessos, defendemos uma outra saída para a crise através de:
- Reforma Tributária;
- Reforma Política;
- Democratização dos meios de comunicação;
- Valorização do/a trabalhor/a;
- Redução da jornada de trabalho;
- Valorização do/a servidor/a;
- Criação de um plano de carreira;
- Revisão da lei 409;
- Democratização e transparência das relações nos espaços de trabalho;
- Fim das terceirizações;
- Gestão Participativa;