Reunião de Conselhos debate atendimento do IPAM e pautas especificas

Conselheiros e delegados sindicais estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (08.11), no auditório do Sindiserv para discutir a pauta que envolve a operacionalização do Ipam Saúde, o regulamento da sede campestre 2017/2018, a 6ª edição do Congresso do Sindiserv e o combate às terceirizações.

Mudança de gestão

O diretor do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM), André Francisco Wiethaus, acompanhado dos diretores e coordenadores apresentaram as modificações realizadas nos últimos 10 meses. Após a adoção de medidas administrativas, segundo o gestor, houve uma redução de gastos de aproximadamente R$ 1 milhão, a ser revertida em ações de promoção de qualidade de vida de desburocratização na realização de procedimentos. Na área financeira, Wiethaus salienta a contratação de uma assessoria financeira, onde as aplicações das sobras do Instituto são geridas com o objetivo de expandir os rendimentos. “Não existem cargos de comissões ligados à área partidária na nossa gestão. Todos são técnicos em suas respectivas áreas”, frisa.

Profissionais credenciados

Sobre a solicitação de mais profissionais médicos credenciados e manutenção do quadro existente considerado importante para continuidade dos tratamentos, o presidente do Ipam explica que novos prestadores e especialidades ingressaram este ano, como clínica médica, fonoaudiologia, cardiologia, oftalmologistas, dermatologistas, hematologistas, otorrinolaringologista, ginecologista e obstetra, cirurgia, entre outros. “Não temos como impedir o descredenciamento, infelizmente algumas especialidades estão optando por não estar vinculadas aos planos de saúde. Em 2018 vamos abrir cadastro para novos credenciados para ampliar o leque de especialidades. Somente na área de odontologia temos cerca de 30 profissionais aguardando para ingressarem no rol de serviços”, observa.

Grupos de medicina preventiva

Questionado sobre a oferta de mais grupos de medicina preventiva, o gestor garantiu que houve a continuidade dos grupos já existentes e criados novos a partir das necessidades percebidas. Porém, existe a necessidade de ampliar a divulgação dos serviços para que mais servidores participem.

Ajustes da Lei 409

Sobre os ajustes da Lei 409/2012, o diretor informa que na terça-feira (07.11) foram complementadas as informações necessárias de todas as áreas envolvidas (Legislativo, Samae, Fas e o próprio Ipam) para conclusão do estudo e análise do impacto das adequações sobre o Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (Faps). “Ainda não temos data de quando será entregue este estudo que envolve centenas de servidores, mas assim que estiver concluído, divulgaremos este resultado ao Sindiserv”, informa.

Cuidados aos pacientes amparados pela LC 298/2007

A coordenadora de saúde do Sindiserv, Fernanda Luiza Borkhardt ponderou sobre a dificuldade de encontrar medicações e tratamentos das doenças elencada no artigo 19 da LC 298/2007. “O Ipam precisa acolher melhor estes associados, dispensando um olhar humanizado e, evitar que haja um desgaste deste paciente, que muitas vezes já está debilitado pela doença”, observa.

Qualificação do atendimento e saúde mental

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, salientou a importância de qualificar o atendimento e criar um programa preventivo de saúde mental. “É de extrema importância disponibilizar este serviço, pois há uma crescente em relação às doenças mentais oriundas do ambiente de trabalho. O stress e doenças relacionadas ao trabalho estão em crescente e lá na frente quem terá que arcar com os custos de um trabalhador adoecido é o próprio Ipam”, finaliza.

Campanha contra as terceirizações

Logo após a exposição do Ipam, a presidente do sindicato informou sobre a campanha de valorização do servidor e o posicionamento da entidade contra as terceirizações. Na oportunidade foram distribuídos adesivos que podem ser usados pelos servidores para colaborar com a campanha.

6º Congresso do Sindiserv

A realização do 6º Congresso do Sindiserv, que ocorre no dia 23 de novembro, também foi debatida. O credenciamento poderá ser feito antecipadamente através do e-mail: sindiserv@sindiserv.com.br.

Clique aqui para saber mais sobre o Congresso.

Regulamento da Sede Campestre 2017/2018

O encontro finalizou com a aprovação do regimento da Sede Campestre, temporada 2017/2018.

Clique aqui para ver o regulamento.