Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Sindiserv questiona déficit divulgado pelo Município com base em dados apurados pelo DIEESE

 Sindiserv questiona déficit divulgado pelo Município com base em dados apurados pelo DIEESE

Atualizado em 26/05/2023

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (SINDISERV) solicitou ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) a apuração da situação econômica do Município. De acordo com o relatório apresentado, o comprometimento com a folha de pagamento dos servidores ficou em 44,33%. O que indica que a despesa de pessoal está 6 pontos percentuais abaixo do limite prudencial que é de 51,3%.

Sobre a situação financeira, o Sindicato não acredita que as ações jurídicas decorrentes dos processos indenizatórios de 1/3 de férias e horas extras tenham onerado o município a ponto de colocar em risco o pagamento dos salários dos servidores. “Em 2018 e 2019 realizamos diversas reuniões as secretarias de Recursos Humanos e Finanças solicitando o provisionamento dos valores para pagamento das ações. Cerca de 70% dos processos de 1/3 de férias já foram indenizados”, destaca a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli.

Quanto aos indicadores, a técnica do DIEESE, Anelise Manganelli, explica que o pagamento das indenizações não é uma novidade para o Município.  “A partir do que consta nos relatórios oficiais sobre a Leis de Responsabilidade Fiscal, o total gasto em 2019 com as despesas decorrentes de ações judiciais, é de R$ 12 milhões, o que equivale a 0,7 % da Receita Corrente Líquida”, salienta.

0 Shares

Relacionados