Formação é fundamental para sindicatos, diz Frei Betto

O frade, jornalista e escritor mineiro Frei Betto, 78 anos, deu sua palestra na noite desta terça-feira (13/06), em Caxias do Sul, intitulada “Fomes do Brasil e Esperanças de Futuro”, no teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), reunindo centenas de pessoas. Durante uma hora, falou sobre desigualdades e utilizou o evangelho de Marcos como base para as reflexões.

A atividade foi promovida pelos sindicatos e movimentos sociais de Caxias do Sul. O Sindiserv participou da organização e segurança do evento, além de ter a presidente, Silvana Piroli como mediadora. “Como é bom poder organizar um evento com entidades tão plurais e querem realmente transformar e se encontrar no caminho da solidariedade”, avalia Silvana.

Tudo é política

No dia seguinte, concedeu entrevista a jornalistas na livraria Do Arco da Velha, onde discursou sobre educação, política e perspectivas de futuro. Quando questionado sobre religião e política, propõe um exercício. “Qual é o último mês do ano? É dezembro, uma referência etimológica ao número 10, ou seja, na antiguidade o ano era dividido em 10 meses, até que o imperador Julio César (100 a.C) decide que quer um mês com o nome dele. Então, os astrônomos se reuniram, quebraram a cabeça e criaram o mês de julho contudo, ele foi substituído pelo imperador Augusto, daí o mês de agosto. Entendemos aí que tudo está relacionado com a política, inclusive os meses do ano”, destaca.

Formação Sindical

Questionado sobre o papel dos sindicatos na atualidade, Frei Betto destaca a importância de oportunizar formação política às categorias de trabalhadores. “Estranhei que não houve uma unidade e mobilização de base entre os sindicatos quando aconteceu a reforma trabalhista no governo Temer. Mais importante que ter um departamento médico nos sindicatos é preciso apostar em formação e informação”, sugere.

Ele destaca também que muitos sindicatos foram prejudicados pela perda da contribuição sindical. “O trabalhador precisa entender a importância do sindicato na defesa dos seus direitos e isso só acontece com formação”, defende.

Fome

Sobre as fomes do Brasil, Frei Betto, relaciona as imagens de crianças africanas com extrema desnutrição às crianças que vivem em regiões muito pobres do Brasil. “Nossa fome é gorda. Digo isso porque as crianças brasileiras que vivem em extrema pobreza comem apenas macaxeira (aipim), da manhã até a noite. Não tem proteína, não tem vitamina e isso também é fome”, assinala.

Reduzir desigualdades passa pela percepção das necessidades do outro. “Conheço apenas uma família que é muito abastada e sempre fez questão de oportunizar, além do salário e todas as obrigações trabalhistas, curso superior aos seus empregados. É uma questão de oportunizar mudanças nas vidas das pessoas. É a história da pessoa que imagina tudo o que faria se ganhasse sozinha na mega-sena, que ajudaria os pobres, etc… mas eu não sei de ganhadores que depois de ficar milionários, realmente ajudaram”. Neste momento, ele utiliza a frase clássica de Leonardo Boff, “A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam”.

Entidades promotoras:

• ACREDISOL/RS
  • ASSOCIAÇÃO FARROUPILHENSE DE PROTEÇÃO AO AMBIENTE NATURAL – AFAPAN
  • ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA MAESA
  • CENTRO DE ESTUDOS, PESQUISA E DIREITOS HUMANOS
  • COLETIVO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
  • COOPERATIVA ECONATIVA – IPÊ – RS
  • COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE
  • CPERS – 1º NÚCLEO
  • CUT – CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES – RS
  • ESCOLA DE FORMAÇÃO, FÉ, POLÍTICA E TRABALHO
  • SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CAXIAS DO SUL – SINDISERV