Sindiserv reivindica municipalização das UPAS

 Sindiserv reivindica municipalização das UPAS

Atualizado em 26/05/2023

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, acompanhada da diretora de saúde, Maria Lourdes Back de Lima e das representantes da saúde Maurisseia Nunes e Sabrina Camassola estiveram reunidas com os vereadores Rafael Bueno (PDT), Sandro Fantinel (Patriota) e Wagner Petrini (PSB) na tarde desta quarta-feira (23) para tratar da necessidade de melhorar a estrutura da atenção básica de saúde e a municipalização dos serviços de urgência e emergência que acontecem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h).

Aplicação indevida de recursos públicos, precarização da mão de obra, falhas na captação de investimento e déficit no atendimento foram alguns dos pontos debatidos na reunião. “Este modelo adotado pela Prefeitura de Caxias do Sul, além de custar mais para os cofres municipais, não resolve os problemas, as UPAS continuam lotadas, com longas  filas de espera por consultas e leitos hospitalares”, Maria Lourdes.

O atendimento feito por servidores concursados é outra questão de defesa. “Existe uma alta rotatividade de profissionais que atendem nas UPAS e isso não é bom. Sabemos que quanto mais experiência profissional, maior é a resolutividade. Servidores são capacitados para este tipo de atendimento”, descreve.

A falta de controle social está na outra ponta do problema causado pelas terceirizações. “Entregar a saúde para a iniciativa privada é estabelecer uma relação comercial entre o sofrimento da população e o lucro de alguns”, afirma a presidente do Sindiserv, Silvana Pirioli.

Os parlamentares mostraram-se sensíveis à pauta do Sindiserv e deverão realizar nos próximos dias um novo encontro onde problemas e proposta de solução serão debatidos. “O fortalecimento do SUS é nosso compromisso”, finalizou.

0 Shares

Relacionados