Dieese completa 66 anos junto aos movimentos sindicais

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), completou nesta quarta-feira (22/12),  66 anos de atividade junto aos movimentos sindicais. Graças ao Departamento, são produzidas pesquisas e estudos que auxiliam nas negociações coletivas e fortalecem as lutas dos trabalhadores. Outra atividade do DIEESE é a formação sindical.

Atualmente desenvolve serviços em 17 unidades da Federação e em diversas entidades sindicais. Conforme o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Júnior, a  compromisso com a classe trabalhadora, está presente na história sindical brasileira desde o início da segunda metade do século XX. “Naquele ano de 1955, comemorava-se uma década do fim da Segunda Guerra Mundial, evento que mudou a história da humanidade.
É difícil estabelecer marcos definitivos na história, porém os anos de 2020 e 2021 têm potencial para tanto. Desde a Segunda Guerra Mundial, nada tinha mudado tanto o cotidiano das pessoas ao redor do mundo como fez a pandemia da covid-19. No que se refere ao DIEESE, temos a certeza de que só conseguimos superar todas as adversidades deste período porque as enfrentamos coletivamente, dirigentes sindicais e trabalhadores do DIEESE”, destaca.
No que se refere ao futuro, Fausto é enfático e esperançoso por tempos melhores. “Não temos como afirmar que a pandemia foi superada, muito menos que voltaremos àquele normal de antes de 2020, mas sobrevivemos e, no enfrentamento das adversidades, aprendemos a cumprir de um modo novo aquilo que nos foi delegado pelo movimento sindical brasileiro. Se 2020 foi um ano difícil, 2021 foi mais e 2022 não será nada fácil. Porém, há diferenças importantes nesses anos relativos ao primeiro mandato da atual gestão. O ano de 2020 foi um ano de aprendizado e adaptação; o de 2021, de resistência; e o ano de 2022 será de luta e esperança”, prevê.

Para a presidente do Sindiserv e também coordenadora regional do DIEESE, Silvana Piroli, a entidade desempenha um papel importante para balizar as lutas dos trabalhadores. “Precisamos reconhecer todo o suporte e apoio prestado. Os dados obtidos por meio do departamento são fundamentais para conhecermos a realidade econômica e pleitearmos melhores condições aos trabalhadores”, afirma.