Sindiserv realiza reunião do Conselho Deliberativo e acena rumos

A trajetória do Sindiserv é amparada no diálogo permanente com a categoria. Nesta terça-feira (4/08), cerca de 70 representantes dos servidores participaram da reunião online para debater as eleições sindicais, contribuição ao FAPS, ações contra o Covid-19 e comemorações alusivas ao Dia do Servidor.

Eleição Sindical
O Estatuto do Sindiserv não prevê a possibilidade de adiamento das eleições sindicais portanto, iniciando o debate sobre a possibilidade de realizar o pleito de modo virtual, o Sindiserv convidou representantes da empresa Eleja Online (https://www.elejaonline.com/) para explicar como funciona o processo e tirar as principais dúvidas dos delegados. O assunto será levado à votação em setembro quando haverá a assembleia da categoria. A maioria dos servidores concorda com a realização do pleito de forma online, como forma de preservar a saúde dos associados.
*Como funciona a eleição online: Os associados recebem um login e senha de acesso ao sistema por meio de SMS ou e-mail. Todo o processo é passível de auditoria.

Parcelas Temporárias/FAPS
O assunto tem sido o mais comentado esta semana entre os servidores, a Lei Complementar que exige escolha sobre contribuição de parcelas temporárias para o FAPS. Para esclarecer dúvidas sobre o tema, a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, organizou um calendário de encontros online para esclarecer as principais dúvidas. Até agora, 11 encontros estão agendados para o mês de agosto.
*Veja AQUI o material produzido pelo IPAM e o VÍDEO com a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli.

Saúde da categoria
As medidas sanitárias de contenção à disseminação do Coronavírus (Covid-19) entre os servidores contam com um auxílio especial do Sindiserv. A entidade encaminhou um material com diversas necessidades de adequações e protocolos de proteção que estão sendo organizados e divulgados pela Administração. Cada autarquia está normatizando o protocolo conforme a realidade funcional da pasta.

Dia do Servidor
Neste ano, atípico, o tradicional jantar dançante do Sindiserv não será realizado. A decisão foi tomada em conjunto com os delegados sindicais diante da necessidade de manter o distanciamento social como medida preventiva. Porém, Silvana destaca que a data não deverá passar em branco. “Estamos buscando formas de valorizar a categoria, mesmo à distância”, assinala.

Dia de lutas
A próxima sexta-feira (7/08) será de lutas contra o congelamento dos salários dos servidores (Revogação da LC 173/20200), luta pela aprovação do FUNDEB pelo Senado, mais testes e EPIs para trabalhadores e, em especial, os que atuam na área da saúde. O Sindiserv em conjunto com outras entidades sindicais, realiza um ATO na praça Dante Alighieri a partir das 11h.

A participação presencial será restrita em virtude da pandemia, mas TODOS(AS) são convidados(as) a somarem ao protesto. Como? Utilizando roupas escuras, fotografando o ambiente de trabalho e postando nas redes sociais, com a hastag: #DiadeLutaSindiserv. “Pedimos que os servidores vistam-se com roupas pretas ou fitas e postem fotos e/ou vídeos curtos de até 10 segundos, em seus locais de trabalho seja em seus setores, seja em casa, para mostrar que apesar de todas as dificuldades a categoria está desempenhando suas atividades, enfrentando inclusive uma sobrecarga neste período“, convida a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli