Dia Nacional de Lutas chama atenção para vida, democracia e respeito!

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) participou ativamente do “Dia Nacional de Lutas”, nesta sexta-feira (10/07). A primeira ação aconteceu na praça Dante Alighieri com representantes dos movimentos sociais e dos trabalhadores, sindicatos e entidades estudantis. A direção do Sindiserv levou cruzes brancas lembrando as vítimas do Covid-19, faixas em defesa dos trabalhadores municipais que atuam na linha de frente mantendo os serviços essenciais em Caxias do Sul.  Também fizeram suas falas representantes do Sindibancários, CPERS, movimento estudantil e dos movimentos de defesa da classe trabalhadora.

O ato durou cerca de 30 minutos e encerrou com a soltura de balões lembrando as vítimas do Covid-19. Em seu discurso, a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, defendeu a importância do SUS e a necessidade de políticas públicas que preservem os direitos dos trabalhadores. “Estamos aqui em um ato representativo, respeitando as normas de distanciamento para lembrar que precisamos lutar, pois não é só o Covid-19 que está assolando este País. O Governo tem se aproveitado dessa situação para retirar direitos dos trabalhadores, seja da iniciativa privada, seja do servidor público, sem apoiar adequadamente os micro e pequenos empresários, sucateando a saúde e educação e entregando nossas riquezas para estrangeiros”, alertou.

No período da tarde, o Sindicato manteve o mote do Dia de Lutas: “Para salvar vidas, por democracia e respeito”, visitando duas Unidades Básicas de Saúde (São Vitor e Serrano) com o músico Paulo Cesar Johan, em agradecimento ao empenho dos servidores que estão atuando no cuidado da população.

O Sindiserv também realizou ações nas redes sociais solicitando aos servidores que vestissem roupas escuras e postassem fotos de suas atividades com a hastag: #DiadeLutaSindiserv