Presidente do Sindiserv debate conjuntura em evento nacional

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, participa no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep-SP), da Reunião da Direção Nacional Ampliada da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT).
Na abertura realizada nesta quinta-feira (2/06), a presidente do Sindiserv falou sobre a importância do serviço público municipal, que teve uma organização a partir da Constituição de 88 e houve muita capilaridade nos gov Lula e Dilma, concluindo sistemas de educação, implantação do SUS e do SUAS. “Os municipários são, hoje, os principais responsáveis pela implementação das políticas públicas e garantir o acesso aos serviços públicos à população. Precisamos sim lutar para que o Brasil regulamente a convenção da OIT, que estabelece a negociação coletiva no serviço publico, além de buscar uma solução para manter os RPPS com o Governo Federal auxiliando os municípios na garantia da aposentadoria e não penalizando os servidores”, destacou.

Após a análise de conjuntura, as secretárias da Confetam/CUT, Maria Ozaneide e Luciana Melo, fizeram o lançamento da Campanha pela Ratificação da Convenção 190, que reconhece a violência e o assédio moral ou sexual no mundo do trabalho e violação aos Direitos Humanos.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou essa campanha, em formato global, contra a violência e assédio nos locais de trabalho. “A campanha tem como objetivo explicar em termos simples o que é a Convenção sobre Violência e Assédio, os temas que ela cobre e como lidar com a violência e o assédio no mundo do trabalho. Esses tipos de violências podem assumir várias formas e causar danos físicos, psicológicos, sexuais e econômicos”, ressaltou Luciana.