Sindiserv defende segurança de profissionais da saúde em reunião na Câmara

 Sindiserv defende segurança de profissionais da saúde em reunião na Câmara

Atualizado em 26/05/2023

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) esteve representado, por meio da presidente, Silvana Piroli, a diretora de saúde, Karina Santos e o vice-presidente, Rui Miguel da Silva, na manhã desta quarta-feira 24/06), em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores para debater a segurança dos profissionais da saúde.

Também participaram do encontro a médica Valéria Scur, representando a Secretária Municipal de Saúde (SMS), Tatiane Fiorio e Luciana Menegotto, da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), o gerente regional do Ministério do Trabalho, Vanius Corte, e o assessor do deputado estadual Luiz Marenco/PDT, Rodrigo Morales e os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Denise Pessôa/PT e Paula Ioris/PSDB, além das assessorias dos vereadores Renato Oliveira/PCdoB e Gladis Frizzo/MDB.

Em sua fala, Silvana destacou as ações do Sindiserv desde o início da pandemia provocada pelo Coronavirus (Covid-19). “Foi uma realidade que enfrentamos desde o começo.Tivemos muitas reuniões para adequar a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que na época o município não dispunha em quantidades suficientes, mas fomos superando,  mantendo a prioridade para as áreas da saúde, segurança e assistência. Ainda temos lacunas a preencher, como a dificuldade em manter os distanciamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devido ao grande fluxo de atendimento e aos espaços físicos limitados”, assinala.

Servidores estão na porta de entrada

O caminho percorrido pelos usuários do SUS  com sintomas provocados pelo Coronavírus (Covid-19) inicia na UBS, portanto,  os servidores são a ‘porta de entrada’ para os atendimentos. “É o local de referência para os sintomáticos, mas nem sempre conta com testes suficientes. Gostaríamos de alertar para quando houver um foco maior de contágio por região, o município esteja preparado para fazer os testes em todos os trabalhadores. A angústia de não saber se realmente está infectado ou se transmitiu a doença para algum familiar pode ter impactos psicológicos ainda maiores que os físicos”, destaca.

Ampliação de informações

Uma das necessidades apontadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são informações e capacitação sobre o tema para que possam ser mais assertivos no atendimento às famílias.

Problemas físicos e psicológicos

O desgaste para os profissionais que estão na linha de frente é principalmente psicológico. Para Karina Santos, existe a necessidade de realizar testes nas equipes quando do resultado positivo em algum colega de trabalho. “É fundamental para garantir uma tranquilidade no ambiente de trabalho. Imagine a tensão de um profissional da saúde quando seu colega testa positivo?”, questiona.

Reformas em UBSs

A necessidade de fazer reparos em algumas UBSs é uma reivindicação do Sindiserv desde 2017. Silvana pontua que existem pelo menos 3 unidades com problemas de infiltrações e problemas estruturais.

Desdobramentos no Sindiserv

Logo após a reunião na Câmara, houveram desdobramentos da reunião na sede social do Sindiserv sobre a padronização do  atendimento do Covid-19 na rede municipal de saúde.
Foi acordado, junto à SMS a publicação dos fluxogramas de atendimentos referente ao Coronaviírus e os protocolos que devem ser seguidos em caso de infecção. O Sindiserv será o responsável pela divulgação das informações através de lives, cartazes outras mídias. No documento que pode ser acessado abaixo estão descritas informações de cuidados básicos até o uso de EPI’s pelos profissionais da saúde no atendimento às pessoas com suspeita ou infecção pelo novo Coronavírus.

Estavam presentes a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a diretora da saúde, Karina Santos, a diretora de comunicação Claúdia Caloni e as representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Drª Valéria Scur, referência técnica em pediatria no Comitê de Crise, Drª Vanusa Perini, referência técnica na área clínica do Comitê de Crise e a Enfª Patricia Farina, diretora da Atenção Básica.

CONFIRA OS PROTOCOLOS

Recomendações – Covid

Resolução SMS

 

Padronização de EPIs

0 Shares

Relacionados