Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Sindiserv defende segurança de profissionais da saúde em reunião na Câmara

 Sindiserv defende segurança de profissionais da saúde em reunião na Câmara

Atualizado em 26/05/2023

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) esteve representado, por meio da presidente, Silvana Piroli, a diretora de saúde, Karina Santos e o vice-presidente, Rui Miguel da Silva, na manhã desta quarta-feira 24/06), em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores para debater a segurança dos profissionais da saúde.

Também participaram do encontro a médica Valéria Scur, representando a Secretária Municipal de Saúde (SMS), Tatiane Fiorio e Luciana Menegotto, da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), o gerente regional do Ministério do Trabalho, Vanius Corte, e o assessor do deputado estadual Luiz Marenco/PDT, Rodrigo Morales e os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Denise Pessôa/PT e Paula Ioris/PSDB, além das assessorias dos vereadores Renato Oliveira/PCdoB e Gladis Frizzo/MDB.

Em sua fala, Silvana destacou as ações do Sindiserv desde o início da pandemia provocada pelo Coronavirus (Covid-19). “Foi uma realidade que enfrentamos desde o começo.Tivemos muitas reuniões para adequar a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que na época o município não dispunha em quantidades suficientes, mas fomos superando,  mantendo a prioridade para as áreas da saúde, segurança e assistência. Ainda temos lacunas a preencher, como a dificuldade em manter os distanciamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devido ao grande fluxo de atendimento e aos espaços físicos limitados”, assinala.

Servidores estão na porta de entrada

O caminho percorrido pelos usuários do SUS  com sintomas provocados pelo Coronavírus (Covid-19) inicia na UBS, portanto,  os servidores são a ‘porta de entrada’ para os atendimentos. “É o local de referência para os sintomáticos, mas nem sempre conta com testes suficientes. Gostaríamos de alertar para quando houver um foco maior de contágio por região, o município esteja preparado para fazer os testes em todos os trabalhadores. A angústia de não saber se realmente está infectado ou se transmitiu a doença para algum familiar pode ter impactos psicológicos ainda maiores que os físicos”, destaca.

Ampliação de informações

Uma das necessidades apontadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são informações e capacitação sobre o tema para que possam ser mais assertivos no atendimento às famílias.

Problemas físicos e psicológicos

O desgaste para os profissionais que estão na linha de frente é principalmente psicológico. Para Karina Santos, existe a necessidade de realizar testes nas equipes quando do resultado positivo em algum colega de trabalho. “É fundamental para garantir uma tranquilidade no ambiente de trabalho. Imagine a tensão de um profissional da saúde quando seu colega testa positivo?”, questiona.

Reformas em UBSs

A necessidade de fazer reparos em algumas UBSs é uma reivindicação do Sindiserv desde 2017. Silvana pontua que existem pelo menos 3 unidades com problemas de infiltrações e problemas estruturais.

Desdobramentos no Sindiserv

Logo após a reunião na Câmara, houveram desdobramentos da reunião na sede social do Sindiserv sobre a padronização do  atendimento do Covid-19 na rede municipal de saúde.
Foi acordado, junto à SMS a publicação dos fluxogramas de atendimentos referente ao Coronaviírus e os protocolos que devem ser seguidos em caso de infecção. O Sindiserv será o responsável pela divulgação das informações através de lives, cartazes outras mídias. No documento que pode ser acessado abaixo estão descritas informações de cuidados básicos até o uso de EPI’s pelos profissionais da saúde no atendimento às pessoas com suspeita ou infecção pelo novo Coronavírus.

Estavam presentes a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a diretora da saúde, Karina Santos, a diretora de comunicação Claúdia Caloni e as representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Drª Valéria Scur, referência técnica em pediatria no Comitê de Crise, Drª Vanusa Perini, referência técnica na área clínica do Comitê de Crise e a Enfª Patricia Farina, diretora da Atenção Básica.

CONFIRA OS PROTOCOLOS

Recomendações – Covid

Resolução SMS

 

Padronização de EPIs

0 Shares

Relacionados