Educação: retorno das atividades deve ser seguro e gradual

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) estará reunido nesta tarde (4/05) com a titular da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Flávia Melice Vergani, para apresentar as reivindicações dos servidores da educação, diante da crise vivenciada pela disseminação do Coronavírus (Covid-19). Os pontos abordados na reunião considerarão a necessidade do serviço público e o atendimento aos estudantes, porém, o Sindicato entende que o distanciamento social é, neste momento, a medida mais eficaz no combate ao vírus.

O Sindiserv mantém sua postura em defesa da vida. Diante de muitas dúvidas e incertezas, temos a convicção de que o isolamento social ainda é a medida mais eficaz de combater o Coronavírus (Covid-19). “Consideramos que, nesta circunstância, necessitamos de segurança para o retorno das atividades escolares e neste momento a melhor forma é o teletrabalho”, afirma a diretora de educação, Rita Casisaghi.

O Sindicato dialogará para que a efetivação dos trabalhos seja feita com o menor número possível de servidores e não sem antes com protocolos definidos de segurança para os profissionais que deverão ir até a escola. “Os profissionais da educação são um dos principais pilares da relação entre a comunidade e o Executivo. Eles são conhecedores da realidade da população nas quais realizam seus trabalhados e certamente saberão conduzir este momento. O teletrabalho é o formato defendido pelo Sindiserv para preservar a saúde das famílias e dos próprios servidores(as)”, salienta a presidente, Silvana Piroli. Os pontos que serão apresentados foram articulados pela direção do Sindiserv

Dentre os principais pontos, destacam-se:

– A necessidade de distanciamento social com entrega de materiais a cada 15 dias, sem aglomerações;

– A organização dos materiais com escala de atendimento;

– Atividade garantida para grupos de risco por meio de teletrabalho;

— Horário compactado para profissionais da EJA;

— Manutenção das CAJs;

Sistema de rodízio para todos os profissionais de educação;

– Protocolos de segurança e EPIs adequados

– Ampliação do debate com equipes diretivas e divulgação nas comunidades escolares

Estrutura do Sindiserv

O SINDISERV colocará à disposição da Rede Municipal os recursos tecnológicos que têm para ajudar a divulgar materiais necessários na prevenção do Covid 19 e ao planejamento das atividades deste mês.