Prefeitura tenta enfraquecer ação sindical

 Prefeitura tenta enfraquecer ação sindical

Atualizado em 26/05/2023

No mesmo documento encaminhando pela Administração Municipal sobre a Campanha Salarial no dia 10 de abril, consta a solicitação de que as visitas aos locais de trabalho realizadas pelo Sindicato devem ser feitas por meio de agendamento prévio. “O Sindicato sempre visitou os locais de trabalho com uma conduta respeitosa. Agora, burocratizar o acesso é uma forma também de impedir a nossa principal missão que é preservar e qualificar as condições de trabalho dos servidores”, acrescenta o vice-presidente do Sindicato, Rui Miguel.

A diretoria do Sindiserv diz que a solicitação não será acatada, pois entende que é uma forma de cerceamento das atividades. “As visitas são comunicadas aos respectivos responsáveis de cada setor, mantendo uma atuação pautada pelo respeito e ética que são os pilares da nossa entidade. Percebemos diversas tentativas de enfraquecimento da entidade sindical, seja em ações políticas ou judiciais, mas estamos aqui para cumprir nossa função fiscalizatória, amparados no art. 8º da Constituição Federal e não nos abalaremos”, destaca a presidente do Sindiserv, Silvana.

NOTA OFICIAL:

Em relação a resposta ao Ofício 026/2018, o SINDISERV destaca que sempre procedeu dentro dos parâmetros legais e morais quando das eventuais visitas aos setores.

Esse sindicato sempre comunicou aos respectivos secretários(as) responsáveis pelos setores antes de proceder com qualquer visita aos locais de trabalho.

Em nenhum momento houve qualquer tipo de conduta desrespeitosa, arbitrária e tampouco ilegal por parte do SINDISERV no cumprimento de suas atividades.

Igualmente, destaca-se que o respeito e a ética pautaram todas as atividades do SINDISERV até o presento momento e continuarão sendo princípios basilares dessa entidade.

O SINDISERV jamais desrespeitou qualquer limite ao espaço de jurisdição pertencente a este Município, muito pelo contrário, sempre atuou de maneira cordial e estritamente dentro das normas legais, uma vez que todas as visitas feitas por seu corpo de Diretores, devidamente empossados, sempre foram precedidas de comunicação a tais secretarias.

Imperioso frisar que o SINDISERV, assim como este Município, preza pelo bom relacionamento com seus pares. Todavia, ao mesmo tempo, possui uma função institucional fiscalizatória a ser cumprida, uma vez que representa toda a categoria dos Servidores Municipais de Caxias do Sul, nos termos do art. 8º da Constituição Federal. Para tanto, precisa visitar os locais de trabalho e averiguar se todos os direitos dos servidores públicos estão sendo cumpridos, bem como a condição em que tais servidores desenvolvem suas atividades.

0 Shares

Relacionados