Eleição do Conselho Municipal da Saúde ocorre nos 10 distritos sanitários

Até o dia 05 de maio, os 10 distritos sanitários de Caxias do Sul elegerão seus representantes para composição do Conselho Municipal da Saúde (CMS). Os locais e horários para votação podem ser acessados abaixo:

Conforme a diretora de Saúde do Sindiserv, Fernanda Borckhardt, é importante que os eleitores estejam atentos sobre as propostas de cada candidato. “É necessário atuar em defesa do Sistema Único de Saúde. Sabe-se que o Conselho tem uma grande responsabilidade de ajudar a melhorar e ampliar a assitência, sem delegar este compromisso à empresas privadas. O voto precisa ser feito com consciência”, assinala.

A importância dos conselheiros está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal). O conselho de saúde é composto por 25% de representantes de entidades governamentais, 25% de representantes de entidades não-governamentais e 50% de usuários dos serviços de saúde do SUS.

Os Conselhos Municipais de Saúde são responsáveis por:

• Controla o dinheiro da saúde.
• Acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais.
• Participa da elaboração das metas para a saúde.
• Controla a execução das ações na saúde.
• Deve se reunir pelo menos uma vez por mês.

Quem faz parte:

• Representantes das pessoas que usam o Sistema Único de Saúde.
• Profissionais da área de saúde (Farmacêuticos, médicos, enfermeiras e outros).
• Representantes de prestadores de serviços de saúde (hospitais particulares).
• Representantes da prefeitura.