Sindiserv e comissão de servidores discutem problemas na saúde
A situação da saúde em Caxias do Sul preocupa o Sindiserv e motivou uma reunião entre o sindicato e o secretário Municipal de Saúde, Rafael Bueno. O encontro que contou com uma série de servidores da saúde ocorreu na noite desta quarta-feira, 22, e serviu para debater questões que envolvem os trabalhadores da área e o atendimento ao público.
A presidente, Silvana Piroli, reforçou a contrariedade do sindicato em relação às terceirizações na saúde. “Quando você tem muita rotatividade, como é o caso das UPAs, que é o serviço de urgência hoje, todo ele terceirizado, primeiro que não tem a mesma exigência que tinha no serviço público, a mesma capacitação, porque a gente tinha uma equipe muito capacitada, altamente treinada para esse atendimento. Segundo, não tinha rotatividade, então isso tudo faz diferença na hora do atendimento, você demora muitos anos para preparar um intensivista que atenda urgência e emergência. E nós perdemos isso. Quando foi terceirizado o posto de atendimento, a gente perdeu. Então, além da fila, além da espera, o atendimento não condiz“, disse.
Silvana ainda lembra que é necessário pensar na efetividade do atendimento sem precarizar a estrutura dos servidores. “Às vezes são escolhas que os governantes fazem que não melhoram a saúde e que também prejudicam a população. Por isso que nós temos tanta fila para os hospitais. Se essa engrenagem não funciona e ela não é resolutiva, você acaba demorando muito para atender e, com isso, as pessoas, quando vão precisar do atendimento, elas já estão com um problema de saúde muito mais grave“, ponderou.
Durante a reunião, também foi apresentada a lista de servidores do SAMU, HEMOCENTRO, CENTRAL DE EXAMES e CENTRAL DE REGULAÇÃO que formam uma comissão que irá discutir o tema com a Secretaria. A Diretora de Saúde do Sindiserv, Maria Lourdes Back de Lima e a Secretária Geral da entidade, Adriana Onzi, também estiveram no encontro.



