Em entrevista à Rádio Viva, Silvana Piroli defende novamente a municipalização das UPAs

Na manhã desta quinta-feira (13/01) a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli foi entrevistada pela Rádio Viva. A principal questão trazida pela reportagem foi o pedido de municipalização das UPAs Central e da Zona Norte. A presidente relatou que o assunto surgiu em reunião com Secretaria da Saúde, no dia 20 de dezembro de 2021. A reunião trouxe à tona os problemas enfrentados pelos profissionais terceirizados que estão trabalhando nas UPAs.

Durante a entrevista Silvana reitera a importância do trabalho dos servidores nas UPAs e que o serviço pode ser feito em parceria com a iniciativa privada, mas que deve ser em grande parte feito por servidores públicos.  A reportagem também ouviu a Secretaria da Saúde, por meio de nota a SMS se manifestou. Segundo a secretaria o serviço compartilhado é uma tendência nacional que tem apresentado bons resultados e que a municipalização é mais vantajosa ao município, não só financeiramente, mas também na qualidade do serviço prestado.

Silvana ressalta a importância do trabalho prestado por servidores no Pronto Atendimento:  “Caxias do Sul ficou 25 anos dando conta do Pronto Atendimento quando não haviam recursos federais, os recursos eram bancados com recursos municipais, e era exemplo e modelo em muitas questões. Os únicos problemas no PA eram a sobrecarga e falta de gestão, não por causa dos profissionais. Os problemas acontecem porque as empresas privadas têm uma outra visão, elas precisam manter o seu serviço”, relata Silvana.

Veja a matéria no link: https://leouve.com.br/ultimas/sindiserv-sugere-que-upas-sejam-municipalizadas-em-caxias-do-sul