Sindiserv parabeniza vereadores que se declararam favoráveis à educação

A liberdade de ensinar dento do que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases na Educação (LDB) e Plano Municipal de Educação (PME) foi um dos pontos observados na sessão da Câmara Municipal de Vereadores, na manhã desta quinta-feira (26), quando se discutiu o projeto de criação da Comissão Temporária Especial Escola sem Partido. A proposta, desenvolvida pelo vereador Sandro Fantinel/Patriota, foi rejeitada por 14 votos contra sete favoráveis.

Conforme a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, o voto dos vereadores contrários à proposta significa a coerência e o entendimento do papel do professor em sala de aula. “No momento em que se discute a criação de uma comissão cujo assunto já foi debatido e superado, percebe-se o retrocesso na política municipal”, assinala.

Silvana também destaca que o resultado demonstra a prevalência da liberdade de cátedra e projeta pontos que são necessários para o debate. “Precisamos de valorização, de melhores condições de trabalho com reformas e construções de escolas e nomeações de profissionais para suprir a demanda”, enumera e encerra com um desafio aos parlamentares que se posicionaram favoráveis: “Convidamos a todos para defender a educação pública e de qualidade, colocando-se contrários à PEC 32/2020”, conclui.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Alvoni Prux dos Passos, questões político-partidárias à luz da Legislação Federal (LDB) não fazem parte do plano pedagógico nas escolas. No entendimento do professor existem assuntos que fazem parte das necessidades do sistema municipal de ensino e que exigem discussão, tais como oferta de vagas na educação infantil e melhorias estruturais nas escolas públicas, entre outros.

Antes do debate, o plenário havia votado pelo adiamento, de 15 dias, para a discussão da proposta, a pedido de Fantinel, o que também foi rejeitado.

Requerimento 54 /2021 (votação):

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim