Sindiserv realiza 1º Seminário das Guardas Municipais da Serra Gaúcha

 Sindiserv realiza 1º Seminário das Guardas Municipais da Serra Gaúcha

Atualizado em 26/05/2023

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) realiza no dia 10 de outubro, no auditório da entidade,  o 1º Seminário das Guardas Municipais da Serra Gaúcha com o objetivo de trocar experiências e unir forças para capacitar, estruturar e ampliar a ação das guardas municipais no sentido de fortalecer a segurança pública nos municípios da região e Estado. No decorrer do seminário serão debatidos temas como: saúde mental da Guarda Municipal,  capacitação dos profissionais,  legislação e exemplos de atuação da Guarda na Região, recursos, além das perspectivas para o papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e propostas de alterações legislativas pertinentes.

De acordo com a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a atividade que ocorre no Dia Nacional das Guardas Municipais estima reunir profissionais dos municípios da Serra para debater e construir uma proposta conjunta que será encaminhada para análise estadual e federal para que a GM, visando a ampliação do serviço de excelência em proteção. Os participantes receberão certificados.

O Seminário conta com o apoio da Associação dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul (AGMURS). Inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/2kzgzaw

EVENTO: 1º SEMINÁRIO DAS GUARDAS MUNICIPAIS – SERRA GAÚCHA

10 DE OUTUBRO 2019 – DIA NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS
LOCAL: AUDITÓRIO SINDISERV (Carlos Giesen, 1217, Exposição – Caxias do Sul/RS)

HORÁRIO: 8h30 às 12h e 13h às 17h

TEMAS

8h 30 às 9h30 – Saúde Mental dos servidores públicos da Guarda Municipal no RS

Expositora: Sarajane Lima de Oliveira
Mestre em Administração pela UCS – Universidade de Caxias do Sul (2009), Especialista em Administração de Recursos Humanos pela UCS (1996), graduada em Psicologia pela UCS (1993) e possui Formação em Dinâmica de Grupos pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (2003). Atualmente atua como Psicóloga Organizacional, Consultora de RH e como docente no ensino superior na FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha.

9h30 às 10h – Intervalo

10h – Fortalecimento das Guardas Municipais
Expositor: Charles Kieling
Charles Kieling É Cientista Social atuando como Professor Universitário e Empresário. Possui mestrado em Ciências Sociais pela PUC/RS (2004) e graduação em Licenciatura Plena em História pela UCS (1996); atualmente leciona na Universidade Feevale e na Organização Espírita para o Ensino e Pesquisa; desenvolveu pesquisas no âmbito da Segurança Pública, Legislação Policial-Militar, Prisões, Organizações Públicas, Políticas Públicas, Gestão Pública, Segurança Privada, Empreendedorismo e Riscos Corporativos; estruturou o primeiro mapa da violência e da criminalidade com fundamentação para cenários de inteligência e prevenção da violência e criminalidade; elaborou Projetos Públicos executados em Caxias do Sul (originando as bases do CIPAVE – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), em Vacaria, Guaporé e Novo Hamburgo; desenvolveu projetos públicos envolvendo instituições municipais, estaduais e federais, coordenando atividades articuladas entre órgãos públicos e comunidades; desenvolveu projeto público que deu início no Rio Grande do Sul para equipar as Guardas Municiais com arma não letal. Desenvolveu Projeto Pedagógico do curso de graduação em Segurança Pública e do curso de graduação em Gestão Pública; desenvolveu Projeto Pedagógico do curso de pós-graduação Especialização de Riscos em Segurança Privada, Especialização em Segurança Pública, Especialização em Gestão Pública e MBA em Defesa Civil).

12 – Intervalo (almoço)
13h – Evolução das Guardas Municipais

Expositor: Aldo Bruno Ferreira Chiattone (Secretário Municipal de Segurança Pública de Pelotas – Presidente da AGEMUSP)

 

15h – Intervalo

15h30 – Da Proteção do Patrimônio à Defesa da Vida: as Guardas Municipais como polícia do século XXI
Expositor: Eduardo Pazinato da Cunha
Advogado. Mestre em Direito (UFSC) e Doutorando em Políticas Públicas (UFRGS). Professor e Coordenador do Centro de Inovação e Governança em Políticas Públicas da IMED. Professor e Coordenador do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública Municipal (EAD) da FADISMA. Analista de Programa do Escritório Regional das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Conselheiro do Instituto Fidedigna (IF), do Conselho Nacional de Guardas Municipais (CNGM) e da Associação do Hip Hop de Esteio/RS (ACHE). Tem experiência na área do Direito (Sociologia Jurídica, Criminologia, Direito Constitucional e Introdução à Sociologia da Segurança e da Justiça), como também na área das Ciências Contábeis e da Gestão (Compliance e Integridade Corporativa).

Foto: Roni Rigon/Reprodução Pioneiro

0 Shares

Relacionados