Construção de regimentos e valorização estarão em pauta no Ciclo de Debates em Educação/Sindiserv

Nos dias 03 e 24 de maio, o Sindiserv reúne professores(as) da rede municipal  de ensino em torno de discussões para a construção dos regimentos escolares e da valorização da categoria. O objetivo é garantir práticas democráticas e participativas dentro do ambiente escolar que poderão ser disseminadas na sociedade. Para auxiliar na articulação, haverá a presença de especialistas locais e nacional para a condução do tema.

No dia 03 de maio, às 19h, no auditório do Sindiserv, os professores Glaúcia Helena Gomes, Evani Terezinha Melos Borsoi (Educação Municipal) e Délcio Agliardi (UCS) auxiliarão no debate sobre: “A construção dos regimentos escolares, na perspectiva de uma escola inclusiva, plural e democrática”. Para a professora e palestrante Glaucia Helena Gomes “o Regimento Escolar é o documento que legítima o fazer pedagógico e administrativo da escola”, destaca.

Em 24 de abril,  a valorização profissional terá como palestrante o professor Gaudêncio Frigotto (UERJ) com o tema: “O trabalho imprescindível dos docentes na formação de cidadãos conscientes e solidários: desafios e perspectivas, com o professor”. Esta atividade será realizada em parceria com o Sinpro/Caxias e Cpers.

Conforme a diretora de educação do Sindiserv, Rita Casiraghi Moschem, este é um momento importante de discussões para buscar avanços e impedir retrocessos. “É importante ressaltar que através do regimento poderemos garantir práticas democráticas e participativas dentro das nossas escolas, que consequentemente se estenderão para toda a comunidade”, assinala.

Os encontros são gratuitos para servidores(as) associados(as).

– Debate: “A construção dos regimentos escolares, na perspectiva de uma escola inclusiva, plural e democrática”

Data: 03 de maio (sexta-feira)

Local:auditório do Sindiserv

Horário: 19h

Debatedores:

_ Delcio Antônio Agliardi – Doutor em letras. Estágio de investigação doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Mestre em educação. Especialização em Direito: ênfase em infância e juventude. Professor adjunto da Área do Conhecimento de Humanidades da UCS. Integra do corpo colaborador do observatório de educação.

_ Glaúcia Helena Gomes – Professora da rede municipal – “O Regimento Escolar é o documento que legítima o fazer pedagógico e administrativo da escola”.

_ Evani Terezinha Melos Borsoi – Professora da rede municipal

Debate: “O trabalho imprescindível dos docentes na formação de cidadãos conscientes e solidários: desafios e perspectivas”

Data: 24 de maio (sexta-feira)

Local: auditório do Sindiserv

Horário: 19h

Debatedor:

Gaudêncio Frigotto, graduado e Bacharel em Filosofia pela hoje UNIJUI (RS) (1971), graduação em Pedagogia pela UNIJUI (1973), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983).

Relacionados:

X