Protagonismo feminino marcará Dia da Mulher no Sindiserv

Os diversos papéis da mulher e o poder de transformação na sociedade estarão em debate no dia 07 de março na sede do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv). As atividades envolvem a apresentação da peça  de teatro “REVOLUCIONÁRIAS”,  do grupo Maturidade Em Cena, formado por servidoras e dirigido por Vinícius Dalla Rosa Padilha. O espetáculo que revela faces do protagonismo feminino acontece em dois horários, às 15h e às 18h.  Logo após as apresentações haverá debate e café no salão de festas do 3º andar. A entrada é gratuita.

A peça retrata a vida de seis grandes mulheres: Anita Garibaldi (heroína que lutou na Revolução Farroupilha), Nise da Silveira (médica psiquiatra brasileira de renome e forte influência em sua área), Frida Kahlo (talentosa pintora mexicana), Dandara (guerreira negra da época do Brasil Colônia), Simone de Beauvoir (escritora francesa e feminista); e Malala Yousafzai (paquistanesa, aos 17 anos, foi a mais jovem a receber o prêmio Nobel da Paz, em 2014).

Segundo o diretor, a ideia de valorizar a trajetória dessas mulheres surgiu durante improvisos do grupo em 2017, quando ele pediu para as atrizes escreverem e apresentarem monólogos autobiográficos. A partir disso, cada uma ficou responsável por pesquisar sobre uma mulher de destaque na história mundial. “Como o material ficou muito interessante, resolvemos ampliar e montar a peça. De um jeito lúdico, as atrizes estimulam a plateia a ter um olhar crítico sobre a cultura machista, racista e repressora em que estamos inseridos. O grupo teatral é formado por servidoras aposentadas e o elenco possui integrantes com idades entre 55 a 86 anos. Estamos focando nossa temporada para este período que antecede o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, já que a peça retrata a vida de seis grandes representantes femininas”, informa Vinícius.

No elenco: Angela de Carvalho Taparello; Geni Dotto Ariotti; Leonor Farias; Maria Helena Ximenes; Marli Inês Cembrani Mosena; e Rita de Cássia Campos Costa.

Instituições, órgãos públicos e empresas que desejarem agendar o espetáculo de forma gratuita devem entrar em contato com o diretor do grupo, Vinícius Dalla Rosa Padilha, pelo fone (54) 99207-1190.

 

Agende-se

Dia 07 de março – Quinta-feira

Apresentação da peça: “REVOLUCIONÁRIAS”, às 15h e às 18h (auditório)

Café e debate: às 16h e 19h  (3º andar)

 

 

X