Encerramento da SIPAT reúne mais de 280 servidores

 Encerramento da SIPAT reúne mais de 280 servidores

Atualizado em 26/05/2023

Mais de 280 servidores municipais participaram do encerramento da Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat), com o juiz do trabalho, Marcelo Porto sobre a responsabilidade civil e criminal perante o acidente de trabalho. O Sindiserv atua como apoiador das atividades da Sipat.

Há oito anos, quando foi constituída a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) entre os servidores municipais de Caxias do Sul  as melhorias nos ambientes de trabalho,  atenção e conscientização sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)  tornaram-se constantes. “Mesmo com todos os esforços que realizamos, aconteceram acidentes que ceifaram vidas de servidores em 2017. Buscamos conscientizar e alertar sobre ambientes e práticas que possam colocar em risco a vida dos trabalhadores, como uso inadequado de EPIS, desvios de função e atos inseguros”, alerta o presidente geral da CIPA, Gilmar Padilha.

A CIPA da prefeitura é composta por 82 membros, sendo que os setores com número acima de 200 servidores possuem comissões próprias, a exemplo da SMED e Guarda Municipal. “Uma das nossas preocupações é que as chefias atuem em conjunto, incentivando treinamentos para promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho”, afirma.

O vice-presidente do Sindiserv, Rui Miguel e o diretor de relações de trabalho, Diames Rogério de Souza, estiveram auxiliando nas atividades da Sipat. “Este é um momento de valorizar e apoiar as ações desenvolvidas pelos servidores. Nosso papel enquanto sindicato, é atuar como agente fiscalizador de atividades que possam ser prejudiciais aos trabalhadores municipais e buscar sempre a prevenção”, destaca Rui Miguel.

 

0 Shares

Relacionados