Sindiserv debate saúde pública e condições de trabalho na UBS Desvio Rizzo
A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, acompanhada da diretora de Saúde, Maria Malu, esteve na tarde desta segunda-feira, 14, na UBS Desvio Rizzo para conversar com os servidores e servidoras da unidade. O encontro abordou questões relacionadas à situação financeira do município, aos investimentos na saúde pública e às condições de trabalho dos profissionais da área.
Entre os temas discutidos estiveram a utilização de recursos públicos e de emendas destinadas à saúde. Para o sindicato, os recursos disponíveis precisam ser adequadamente aplicados na construção e manutenção de uma política pública de saúde de qualidade, garantindo que os investimentos resultem na melhoria dos serviços oferecidos à população.
Silvana Piroli também destacou os desafios enfrentados pelos servidores da saúde diante das dificuldades financeiras do município. Segundo ela, é necessário assegurar as condições para a continuidade das atividades e evitar medidas de redução de gastos que possam comprometer o atendimento à população e sobrecarregar os trabalhadores.
Durante a conversa, a presidente também mencionou os estudos realizados pelo Sindiserv em defesa da municipalização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). De acordo com os cálculos apresentados pelo sindicato, a gestão pública direta poderia representar redução de custos e contribuir para evitar interrupções no atendimento decorrentes de alterações e problemas relacionados aos contratos de gestão.
A diretora de Saúde, Maria Malu, levou aos trabalhadores informações sobre a defesa da implantação de um Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NAPS), voltado ao atendimento da saúde mental dos servidores municipais, seguindo uma proposta semelhante à estrutura já existente na área da educação.
Malu também informou sobre a janela de inscrição no IPAM, que permanece aberta, e abordou questões relacionadas à rotina e às condições de trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde.
O encontro integra as ações do Sindiserv de diálogo direto com os trabalhadores da saúde e de acompanhamento das condições de trabalho e das políticas públicas municipais para o setor.





