Sindiserv defende qualidade na assistência social sem prejuízo aos servidores

 Sindiserv defende qualidade na assistência social sem prejuízo aos servidores

A direção do Sindiserv participou de uma reunião pública na tarde desta terça-feira, 02, na Câmara onde foi discutida as políticas de assistência social em Caxias do Sul. Conforme a prefeitura, a FAS deve ser transformada em uma Secretaria que também irá abranger a Proteção Social e suas coordenadorias, que hoje fazem parte da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social.

Para a presidente do Sindicato, Silvana Piroli, é importante que se garanta a qualidade dos serviços ofertados para a comunidade e a continuidade dos direitos dos servidores públicos. “Nós precisamos olhar para a área da assistência, com o olhar da humanização, do atendimento e da resposta que a população precisa, sem, com isso, sacrificar os trabalhadores desta área, que são os que são mais penalizados. O que a gente precisa é canalizar todos esses esforços para ampliar o número de CRAS, para ter o CREAS, que era para começar em junho e que ainda não começou, porque as pessoas estão lá na ponta, com muita dificuldade de fazer o trabalho. Nós estamos com pouca gente, muito pouca gente, com uma sobrecarga, com uma lista de espera para atendimento enorme. E que a gente não consegue dar conta. Eu acho que isso nós temos que olhar. Então, essa transformação precisa responder à necessidade“, afirmou.

Ainda segundo o Executivo, se aprovada a mudança, ela teria um período de transição de um ano e todos os servidores da FAS passariam a ser servidores da Prefeitura, sem nenhuma perda de direitos. Atualmente a Fundação tem cerca de 250 servidores.

Durante a atividade também foram discutidas a criação da lei municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que deve partir do Executivo, o orçamento da FAS; condições dos trabalhadores do SUAS; previsão de ampliação de serviços; situação do terceiro setor; Conselho Municipal de Assistência Social e fortalecimento do controle social.

Também participaram da audiência, a Diretora de Saúde Maria Lourdes Back de Lima e a Secretária-Geral do Sindiserv, Adriana Onzi.

Foto: Manoela da Rosa / Câmara Caxias

 

0 Shares

Relacionados