TRÊS PERGUNTAS: Inês Schwantes, Diretora dos Aposentados do Sindiserv

 TRÊS PERGUNTAS: Inês Schwantes, Diretora dos Aposentados do Sindiserv

A assistente social Inês Schwantes é a Diretora dos Aposentados do Sindiserv. Além do QualividA, Inês organiza uma série de atividades envolvendo a categoria ao longo do ano.

Porque é tão importante discutir a qualidade de vida dos aposentados?

Inês: O envelhecimento é um processo que vai muito além das transformações físicas, onde as dimensões emocionais, cognitivas e sociais precisam de atenção sensível e integral para a pessoa idosa. Além de serem pessoas que passaram décadas contribuindo com seu trabalho, seu esforço e seu empenho para o crescimento e evolução da sociedade em que vivemos.

Diante dessa realidade, é justo e imprescindível que ao se aposentarem as pessoas tenham condições dignas para viverem esse novo ciclo minimamente com atenção integral a sua saúde, respeito por parte de todas as pessoas e principalmente da comunidade em que fazem parte. Vivendo assim com dignidade e criando pontes entre seu mundo interno e o ambiente ao seu entorno.

Quais são as principais necessidades dos aposentados hoje?

Inês: Várias são as necessidades das pessoas idosas e aposentadas, mas a primeira sem dúvida é o acesso à saúde pública e de qualidade e que tenha continuidade nos atendimentos e tratamentos necessários ao bem-estar da pessoa. Além disso é necessário que esse segmento tenha condições adequadas de moradia considerando as necessidades específicas que a idade requer. Por outro lado, a segurança, a mobilidade urbana adequada e acessível, e a sua integração junto à comunidade a que pertence, através da sua inclusão e participação em espaços de cultura, lazer, esportes e tomada de decisões coletivas, são fundamentais para uma vida sadia e plena. Também é importante que essas pessoas tenham uma aposentadoria digna, que preserve seu poder de compra e que seja compatível com o custo de vida vigente e com as suas necessidades.

Cuidar dos aposentados traz benefícios para a sociedade como um todo?

Inês: Uma sociedade que tem como prioridade o cuidado com a pessoa idosa, tem muito mais chances de evolução e crescimento saudáveis. Ter pessoas idosas com saúde, plenamente ativas, valorizadas e com poder de decisão sobre sua existência, tanto no âmbito familiar quanto na sua comunidade, fortalece os vínculos sociais, a motivação e as trocas de experiências geracionais, o que contribui consideravelmente para uma sociedade baseada no respeito, na dignidade e na participação de todos.

 

0 Shares

Relacionados