Servidores encerram estado de greve após nova proposta

 Servidores encerram estado de greve após nova proposta

Os servidores públicos do município encerraram a paralisação de cinco dias no final da tarde desta quinta-feira, 22, em Caxias do Sul. A decisão foi tomada após assembleia realizada pelo Sindiserv. Durante a tarde, a Comissão de Negociação Ampliada esteve reunida com a equipe da Prefeitura onde apresentou as demandas da categoria.

Entre outros os itens oferecidos pelo Executivo estão um ganho real de 2% dividido em duas parcelas. A primeira de 1,5%, a ser pago na folha de pagamento de setembro e 0,5% em abril de 2026. Além disso, a equivalência do Auxílio-Alimentação ao da Câmara Municipal a ser encaminhado em abril de 2026, encaminhamento do Projeto de Lei até o final de junho/2025, visando o fracionamento das Licenças-Prêmio e férias em períodos de 10 dias, encaminhamento do Projeto de Lei com ampliação da carga horária para os cargos da saúde e da assistência social e o envio para a Câmara de Vereadores do projeto para corrigir as distorções salariais da Lei 409 em agosto.

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, valorizou a importância do Sindicato manter o diálogo da categoria com o Executivo e reforçou a necessidade da continuidade das reivindicações da categoria ao longo do ano. “Sindicato é formado por todos nós. Foi uma construção que a Comissão de Negociação e a Comissão do Executivo fez. Quando todos buscam alternativas, se consegue avançar. Que isso sirva de exemplo para o Executivo que precisa ouvir mais o servidor. O povo precisa da gente. Representamos muitas vezes a prefeitura em lugares que ninguém vai. São reivindicações para melhorar o serviço público. A vida não muda se não tem luta, é a luta que muda a vida“, reforçou.

Leia a proposta do Executivo:

Ganho Real de 2%

1,5 % (um por cento), a ser pago na folha de pagamento do mês de setembro de 2025.

0,5 % (meio por cento), a ser pago na folha de pagamento do mês de abril de 2026.

TOTALIZANDO 6,83%
(4,83% já pago)

– Equivalência do Auxílio-Alimentação ao da Câmara Municipal a ser encaminhado em abril de 2026.

Encaminhamento do Projeto de Lei até o final de junho/2025, visando o fracionamento das Licenças-Prêmio e férias em períodos de 10 dias.

Encaminhamento do Projeto de Lei com ampliação da carga horária para os cargos da saúde e da assistência social.

Estudo junto ao sindicato sobre as possibilidades de pagamento da média de remuneração para servidor em CAT.

Aumento da Patrulha Escolar da Guarda no segundo semestre de 2025.

Iniciar a inclusão de profissionais no SOE das escolas, gradativamente, a partir de julho, com critérios a serem definidos junto à Comissão de Diretores e Sindicato.

Recuperação dos dias letivos em ampliação de sábados letivos e/ou e feriados ponte.

Demais servidores deverão utilizar banco de horas, FJ ou, para aqueles que não possuem, a compensação poderá ser estendida até o final do mês de junho.

– E o Governo Municipal, considerando ser a LC 409 uma pauta histórica, encaminhará à Câmara o Projeto em agosto de 2025.
(aplicação: 10% em agosto de 2026, 15% em agosto de 2027, 2028 e 2029, e 22,5% em agosto de 2030 e 2031)

 

0 Shares

Relacionados