Noite de capacitação para diretores e profissionais do Sindiserv

Na noite desta segunda-feira (24/01) os diretores e os trabalhadores do Sindiserv participaram do curso de atendimento em primeiros socorros e ressuscitação respiratória (PCR), ministrado por Silvana Daneluz Martins. Silvana possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Enfermagem e Obstetrícia (UCS), fez especialização em Intensivismo pela Faculdade de Enfermagem Luiza Marillac, Enfermagem Obstétrica pela UCS e também é especializada em Sistemas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como enfermeira no SAMU. Tendo experiência na área de urgência/emergência.

A enfermeira ressaltou a importância de estarmos atentos aos sinais que o corpo demonstra, para identificar o que pode vir a ser algo grave. A servidora ressaltou a importância da atenção de pessoas leigas e até mesmo de profissionais da saúde para sintomas que aparentemente não estão ligados a uma doença. “Quando uma determinada pessoa sentir dor no peito devemos mantê-la em repouso, pois a situação pode se agravar”, revela a enfermeira.

É preciso ter cuidado com crianças que sofreram pancadas, é necessário que os responsáveis fiquem atentos a criança, monitorando seu sono e a acordando de tempos em tempos. E ressaltou a importância de ficarmos atentos a respiração, e não a pulsação. O momento foi usado para esclarecer o trabalho do SAMU, pois muitas vezes o trabalho dos servidores é tido pela população como um trabalho auxiliador em casos de menor gravidade, não como um trabalho de urgência e emergência. Durante a exposição diretores e funcionários puderam colocar a mão na massa e participar de simulações de atendimento a crianças engasgando e pacientes tendo parada cardíaca.

Para Maria Lourdes Back de Lima, diretora de Saúde do Sindiserv é essencial que os profissionais do sindicato passem por essa capacitação para auxiliar aos sócios. ”. Foi muito importante a capacitação em primeiros socorros, trauma e PCR ministrado pela enfermeira Silvana Daneluz, aqui no Sindiserv, trouxe conhecimento de procedimentos utilizados no atendimento a vítimas de acidentes e males súbitos. Agora, os profissionais da sede social e da sede campestre contam com uma equipe capacitada. Com isso podemos   diminuir o sofrimento e a gravidade das lesões e sequelas. O principal objetivo dos primeiros socorros é salvar vidas, proteger a vítimas de maiores danos até a chegada de atendimento especializado”, afirma Maria de Lourdes.