Presidente do Sindiserv assume secretaria de assuntos jurídicos da Confetam

Entidade máxima de representação dos servidores públicos municipal, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), apresenta na noite desta terça-feira (18) a nova direção da qual, a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli conduzirá a secretaria de assuntos jurídicos.

Atual secretária-geral da Confetam/CUT e presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (SC), Jucélia Vargas assumirá a Presidência da Confederação em substituição a Vilani Oliveira, nova secretária de Combate ao Racismo. Com formação em Direito, Silvana destaca a importância de atuar na área jurídica. “Assumo o desafio de auxiliar e orientar os sindicatos municipais em temas tão importantes como a Reforma Administrativa, a LC 173/2020 e um conjunto de mudanças. Precisamos resistir em todos os campos e a assessoria jurídica estará junto, auxiliando na resistência ao desmonte do serviço público e também a construir e fortalecer as entidades dos trabalhadores”, destaca.

12 novas secretarias

A próxima gestão contará com mais 12 pastas, entre novas secretarias e secretarias adjuntas: Secretaria de Finanças Adjunta, Secretaria-Geral Adjunta, Secretaria de Relações do Trabalho Adjunta, Secretaria de Formação Política, Secretaria de Organização e Política Sindical Adjunta, Secretaria de Políticas Públicas e Sociais Adjunta, Secretaria de Comunicação e Imprensa Adjunta, Secretaria de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Adjunta, Secretaria de Assuntos Jurídicos, Secretaria de Assuntos Jurídicos Adjunta, Secretaria de Mobilização e Relações com os Movimentos Sociais, e Secretaria de Mobilização e Relações com os Movimentos Sociais Adjunta.

60,87%​ de mulheres na direção

A maioria dos 46 cargos da nova direção da Confetam/CUT será ocupada por mulheres. Na ponta do lápis, serão 28 diretoras, o que representa 60,87% dos dirigentes, e 18 diretores. A representação masculina na nova gestão ficou abaixo dos 40% (39,13%).

17 estados representados

Pelo menos 17 estados das cinco regiões do país estarão representados na direção: Santa Catarina, Paraíba, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rio Grande do Sul, Paraná, Sergipe, Ceará, Rondônia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Roraima e Bahia.

As federações estaduais filiadas, dirigentes da Confetam/CUT e demais convidados participarão da solenidade virtual de posse pelo Zoom