Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Sindiserv promove reunião sobre cuidados para Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

 Sindiserv promove reunião sobre cuidados para Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Atualizado em 26/05/2023

Na manhã de segunda-feira (20), o Sindiserv oportunizou um encontro virtual entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e as médicas Valéria Scur e Vanusa Perini, que atuam na referência técnica da atenção básica de saúde no município. A reunião, conduzida pela presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, serviu para pontuar informações e esclarecer dúvidas sobre os atendimentos domiciliares e os cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação pelo Coronavírus (Covid-19).

Conforme a diretora de saúde do Sindiserv, Karina Santos, o encaminhamento surgiu após uma reunião com as profissionais. “Foram apontadas dificuldades no fluxo das informações. Em uma em reunião com as médicas, o Sindiserv propôs essa aproximação. Formalizamos a solicitação por meio de ofício e fomos atendidos pela Secretaria Municipal de Saúe (SMS)”, descreve.

As médicas utilizaram a estrutura do Sindiserv para fazer os esclarecimentos, que foram desde o uso correto de EPI’s até a melhor forma de abordagem domiciliar. “Estes profissionais têm fundamental importância na atenção básica. Muitas vezes as pessoas se sentem mais à vontade para expor seus problemas à eles do que para o médico”, assinalou Valéria.

Atualmente atuam 170 agentes em Caxias do Sul. “Nesta primeira reunião atendemos cerca de 50% do efetivo de agentes. Nossa expectativa é que na próxima segunda-feira (27) possamos apresentar os esclarecimentos aos demais profissionais”, salienta Karina.

Silvana salienta que o Sindiserv desempenha um papel fundamental de atenção e cuidado com os servidores, durante a pandemia. “É papel do Sindicato orientar e promover espaços de debate. Quem salva vidas não pode morrer”, destaca.

0 Shares

Relacionados