Pesquisa indica preferência de eleições para equipes diretivas escolares em 2021

O resultado da pesquisa sobre a viabilidade das eleições das equipes diretivas do magistério municipal aponta a preferência de realizar o pleito em 2021, com 63,3% dos votos válidos. O retorno captado pelo Sindiserv servirá de base para a tomada de decisão da Secretaria Municipal de Educação (SMED). A coleta de dados foi realizada entre os dias 22 e 28 de maio, pelo formulário do google. “O Sindiserv foi consultado pela SMED sobre o melhor período para a realização das eleições das equipes diretivas, porém, achamos justo e correto consultar o grupo interessado, ou seja, os profissionais da educação”, assinala a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli.

Pesquisa

O link para participação da pesquisa foi enviado por meio do whatsapp, sendo que foram registrados 2.186 votos para as questões: você concorda com as eleições em 2020 ou com o adiamento das eleições para 2021. Antes disso, porém, o texto apresentava pontos a serem considerados, tais como:

_ As escolas já estão organizadas para realizar as eleições?

_ As formações dos(as) candidatos(as) poderão acontecer pelos meios virtuais?

_ É necessário ter um tempo maior para formação?

_ É possível articular a campanha pelas redes sociais e promover um processo de eleições sem aglomerações?

_ A Chapa eleita poderá assumir no próximo ano, sem a necessidade que esteja encerrado o calendário letivo de 2020?

_ O processo envolve reunir a comunidade escolar. Há segurança para fazê-lo neste momento?

_ Há como apresentar as propostas para a comunidade escolar, sem a certeza sobre a data do retorno das atividades escolares e sem acesso de todos à Internet?

_ Teremos tempo para fazer um bom debate, democrático e envolvendo a todos(as)?

Necessidade de informação da matrícula

Após a verificação de votos múltiplos, o Sindiserv alterou o formulário. No mesmo dia do lançamento, em 22 de maio, incluiu-se a obrigatoriedade de informar o número da matrícula. Considerou-se para o resultado final apenas as respostas com matrículas válidas.

Resultado

2.186 respostas no total

1.451 respostas com a informação do número de matrículas

1.252 respostas válidas (excluindo-se respostas múltiplas e número de matrículas que não correspondem à profissionais da área da educação)

462 servidores responderam que concordam com a realização das eleições em 2020

790 servidores responderam que preferem postergar as eleições para 2021

Considerações

A pesquisa também permitia que os participantes sugerissem ações. Foram contabilizadas 313 considerações que serão entregues à SMED para avaliação.

 

X