Última reunião do Conselho Deliberativo aponta ações para 2020

A última reunião do Conselho Deliberativo de 2019, ocorrida nesta quarta-feira (04/12), contou com a participação do sociólogo e delegado sindical, Auro Luiz da Silva, dentro da atividade de “Café &Formação conduzida, pela diretora da área, Roselaine Frigeri. O sociólogo apresentou o resultado da pesquisa realizada com os componentes dos conselhos, a qual identificou o perfil e sugestões de ações para 2020. “Os retornos apresentados são de extrema importância para pautar os próximos passos do Sindicato”, relata Roselaine.

Papo reto sobre a importância do delegado sindical

O primeiro ponto de debate da reunião foi sobre o boicote das chefias às atividades dos Delegados, que em algumas situações é corroborada por colegas. Além disso, foram questionados os procedimentos sobre a inamovibilidade que vem sendo desrespeitada pela atual administração. “Pedimos aos colegas que relatem estas situações ao Sindicato para que possamos tomar providências, inclusive, jurídicas, se necessário. Estamos preparados para combater ações de assédio moral, tanto verticais (chefia x servidor) quanto horizontais (servidor x servidor). É necessário lembrar do art.343 do Estatuto do Servidor”, salienta a presidente do Sindiserv. Silvana Piroli.

Encaminhamento de reivindicações

Durante a reunião foi solicitado aos delegados que encaminhem as reivindicações dos setores até o mês de fevereiro de 2020, especificando da forma mais detalhada possível. As informações devem ser enviadas para o e-mail: sindiserv@sindiserv.com.br aos cuidados do secretário geral, Valderês Leite.

Mobilizações e defesa da categoria

Se o ano de 2019 foi intenso em relação às lutas, 2020 promete ser ainda mais. A mobilização será no sentido de minimizar os feitos da reforma da Previdência para os servidores públicos. Silvana explica que será necessário que a Administração apresente proposta de Lei e, que esta seja aprovada pela Câmara, para que as regras que valem para os servidores da União tenham também vigência no município. “Enquanto não entrar em vigor a PEC paralela, valem as regras antigas de tempo e idade. Muitas ações de inconstitucionalidade estão tramitando.

Encaminhamentos: os delegados devem articular em seus locais reuniões com os colegas e agendar com a direção do Sindicato para os esclarecimentos.

18 de março

O ano de 2020 já nasce com data marca para manifestação: dia 18 de março será a vez de ir para as ruas contra a MP 905/2019, Reforma da Previdência, que institui a carteira verde e amarela e prevê ataques aos servidores como o fim da estabilidade e a possibilidade de redução de carga horária com redução de salários.

Inauguração Galpão Campeiro

Será neste domingo (09/12) a inauguração do Galpão Campeiro na Sede Campestre do Sindiserv, o momento será marcado com um almoço festivo de integração.

Show de talentos

Será na próxima quarta-feira (11/12), a segunda edição do Show de Talentos do Sindiserv. A atividade é gratuita e iniciará às 19h, no auditório da entidade, com apresentações de música e dança.

Reunião Conselho da Saúde

A diretora de saúde do Sindiserv, Karina dos Santos, reforçou o convite para a reunião do Conselho de Saúde que será realizada na próxima sexta-feira (13/12) às 18h30, no auditório do Sindiserv. Na oportunidade também foram apresentadas situações de precarização na UPA Zona Norte, originárias da terceirização e falta de controle por parte do Executivo.

Balanço 2019

Por fim, a presidência realizou um breve balanço crítico sobre a situação atua, considerando que, apesar de todas as dificuldades e tentativas de retrocessos por parte dos gestores, podemos nos considerar vitoriosos, por conseguir manter a luta e resistir aos ataques.